A Biblioteca Municipal de Tomar, Dr. António Cartaxo da Fonseca, acolheu, no dia 26 de novembro, de novembro, o I Encontro da Rota dos Templários Portugal, com o tema “Experiência Turística e Património Templário”, que juntou especialistas, autarcas, técnicos, académicos e representantes de entidades regionais de turismo. O objetivo deste encontro, organizado pela Câmara de Tomar, em parceria com o Turismo de Portugal, CIM Médio Tejo e as entidades regionais de Turismo Centro de Portugal, Porto e Norte e Alentejo e Ribatejo, passou por potenciar a visitação qualificada e sustentada aos territórios templários de Portugal, aliando conhecimento, inovação e envolvimento dos parceiros da rota dos templários Portugal.
A Rota dos Templários Portugal resulta de um protocolo firmado entre o Turismo de Portugal, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, as Entidades Regionais de turismo do Porto e Norte, Turismo do Centro e Alentejo–Ribatejo, além dos municípios detentores de património templário. Entre os territórios aderentes encontram-se, entre outros, Arronches, Castelo Branco, Ferreira do Zêzere, Pombal, Sabugal, Soure, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Penela, Mogadouro, Ourém, Idanha-a-Nova, Reguengos de Monsaraz, Sertã e Torres Novas.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, sublinhou a importância simbólica do município na história templária nacional. “É uma honra receber em Tomar todos os que constroem, estudam e promovem a herança templária em Portugal. A realização deste I Encontro Nacional da Rota dos Templários é, por si só, um sinal da maturidade que o projeto atingiu e da ambição que queremos imprimir ao seu futuro”, disse.