O Rotary Clube Tomar Cidade assinalou, no passado dia 24 de outubro, o Dia Mundial da Poliomielite com a realização de um jantar-palestra subordinado ao tema “Vamos falar de Poliomielite”.
O encontro contou com a presença de vários convidados e companheiros do Rotary Clube do Entroncamento. A palestra foi proferida pela Dra. Maria dos Anjos Esperança, médica e “companheira” do clube, que abordou de forma esclarecedora as causas, formas de tratamento e o processo de (quase) erradicação da doença.
A poliomielite, causada por um vírus altamente contagioso, pode provocar deficiências permanentes ou paralisia e afeta sobretudo crianças com menos de cinco anos. Embora não tenha cura, pode ser prevenida através de uma vacina segura e eficaz.
A erradicação da pólio é uma das principais causas do movimento Rotary, que trabalha em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates, através de doações e ações conjuntas, concentrando esforços na vacinação de crianças nos países onde a doença ainda persiste. Esta cooperação é considerada uma das mais relevantes alianças filantrópicas de saúde pública a nível mundial.
O Dia Mundial da Poliomielite foi instituído pelo Rotary Internacional em homenagem a Jonas Salk, o cientista que desenvolveu a primeira vacina contra a doença, um marco fundamental na história da medicina e da saúde pública.