Decorreu no dia 24 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de instalação da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal do Entroncamento, liderada por Nelson Cunha, do partido Chega. O presidente do Chega, André Ventura, marcou presença naquele que considerou ser “um momento histórico” e destacou que o Entroncamento enfrenta desafios semelhantes aos do país, nomeadamente relacionados com imigração, minorias, gestão do património municipal, combate à corrupção e transparência. A nova Câmara Municipal é composta por três eleitos do Chega (CH), dois do movimento Viva o Entroncamento (PPD/PSD.CDS-PP) e dois do Partido Socialista (PS).
Seguiu-se a primeira reunião da nova Assembleia Municipal, durante a qual decorreu a votação para a eleição da mesa deste órgão. Foram apresentadas duas listas: a Lista A, proposta pela bancada do Chega, e a Lista B, composta por elementos das bancadas Viva o Entroncamento (PPD/PSD.CDS-PP) e Partido Socialista (PS), tendo sido esta última eleita por maioria. A mesa da Assembleia Municipal do Entroncamento ficou constituída por Sérgio André de Matos Belejo, do movimento Viva o Entroncamento (PPD/PSD.CDS-PP), como presidente; Lúcia Dias Abelha, do Partido Socialista, como primeira secretária; e Isabel Carloto de Castro Ruivo, também do movimento Viva o Entroncamento (PPD/PSD.CDS-PP), como segunda secretária.
A Assembleia Municipal do Entroncamento para o mandato 2025-2029 é composta por nove deputados do Chega (CH), sete deputados do Viva o Entroncamento (PPD/PSD.CDS-PP), cinco deputados do Partido Socialista (PS), bem como pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e de São João Baptista.
A cerimónia encerrou com o discurso do novo presidente da Câmara Municipal, Nelson Cunha, que destacou o compromisso com uma gestão próxima, responsável e transparente. “O que prometo é simples, mas firme: uma Câmara próxima das pessoas, uma gestão responsável e transparente, e uma governação centrada nas soluções e não nas desculpas. Queremos devolver à cidade o orgulho e o dinamismo que merece”, afirmou o autarca, acrescentando ainda que “a partir de hoje, trabalharemos todos os dias para que o Entroncamento seja mais seguro, mais saudável, mais verde e mais próspero. Trabalharemos para ouvir mais e falar menos, para fazer mais e prometer menos.”