16.4 C
Tomar

Inovação chinesa impulsiona economia mundial e garante liderança em patentes e tecnologia

Relacionadas

A China entrou pela primeira vez no grupo dos dez países mais inovadores do mundo, segundo o Índice Global de Inovação 2025 da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). O país também lidera, pelo terceiro ano consecutivo, o número de clusters de inovação, com 24 no total.

De acordo com o relatório, enquanto os investimentos globais em investigação e desenvolvimento (P&D) desaceleram — passando de 4,4% em 2023 para uma previsão de 2,3% em 2025 —, a China mantém um crescimento constante, impulsionado pelo investimento empresarial e por um ambiente interno estável. Em 2024, os investimentos chineses em P&D cresceram 48% em relação a 2020, ultrapassando a média da União Europeia.

O país detém hoje mais de 3,7 milhões de patentes de invenção válidas, das quais 74,4% pertencem a empresas. A fabricante de baterias CATL, por exemplo, registou em média 16,8 patentes por dia em 2024 e lançou uma tecnologia considerada a mais segura do mundo em sistemas de baterias. A inteligência artificial é outro setor em forte expansão, com a China a concentrar 60% das patentes mundiais.

Especialistas destacam que a estratégia de desenvolvimento orientada para a inovação, aliada à proteção da propriedade intelectual e à criação de um ambiente de mercado estável, sustenta a rápida transformação tecnológica. Os efeitos já se fazem sentir globalmente: modelos chineses de IA reforçam a eficiência operacional na Arábia Saudita, pagamentos móveis dinamizam o turismo na Malásia e drones agrícolas apoiam a agricultura inteligente em África.

Nos últimos cinco anos, a China também liderou a criação de 532 novos padrões internacionais em setores como veículos elétricos, energias renováveis e aeroespacial. Estes avanços demonstram que a inovação chinesa não só reforça a resiliência da sua própria economia, como gera impactos positivos para o desenvolvimento económico mundial.

Publicidade: Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Novo executivo define pelouros e equipa de apoio à presidência, Célia Bonet é vice-presidente

O novo Executivo Municipal de Tomar, liderado por Tiago Carrão, tomou posse para o mandato 2025-2029 e procedeu à...

“Quando desenhamos, descobrimos novas coisas”

O arquiteto e professor Jorge Mascarenhas apresenta no sábado, 8 de novembro, o seu mais recente livro, Os Segredos...
- Advertisement -

Mais notícias