O arquiteto e professor Jorge Mascarenhas apresenta no sábado, 8 de novembro, o seu mais recente livro, Os Segredos Revelados Através da Arquitetura, uma obra que aprofunda os mistérios e simbolismos escondidos na famosa janela manuelina do Convento de Cristo, em Tomar. A sessão de lançamento está marcada para as 15h00, com ponto de encontro na entrada filipina do monumento, seguindo-se uma visita guiada conduzida pelo autor e a apresentação oficial da obra pela professora Cristina Azevedo. A entrada é livre.
Em entrevista à Rádio e Jornal Cidade de Tomar, o autor revelou que a inspiração para este projeto nasceu da sua relação antiga com a cidade. “Vim viver para Tomar em 1984, apaixonei-me pela cidade, especialmente pelo convento, e desde sempre me despertou interesse a mensagem que D. Manuel podia transmitir através da janela”, contou.
A obra resulta de um trabalho intensivo de observação e estudo que se estendeu por vários meses. Mascarenhas dedicou-se a visitas diárias ao convento para desenhar e analisar a fachada poente do monumento, onde descobriu detalhes curiosos e pouco conhecidos. “Há pormenores que não são visíveis a olho nu, por exemplo, um cão raivoso que lança um bebé ou duas irmãs gémeas. São elementos que só se percebem com um olhar atento e paciente”, explicou o arquiteto.