11.5 C
Tomar

Apenas 17% dos estudantes que procuram o IPT são da região

Relacionadas

 

“A nossa instituição tudo faz para ser reconhecida, apesar da sua relevância, principalmente na região e nas suas gentes, mas a perceção não coincide com os números, com os empregos e empresas que criamos e atraímos, com os projetos e desafios que desenvolvemos na região e com demais informação. É com forte lamento que registamos que esta pretensão de reconhecimento está longe de ser alcançada”. As palavras foram proferidas por João Coroado, presidente do Instituto Politécnico de Tomar, na sessão de Abertura Solene Ano Letivo 2025-2026 que decorreu na tarde de quarta-feira, 29 de outubro.

“Investigar, empreender e inovar é crucial no desenvolvimento das regiões.  Mas o efeito do contexto socioeconómico e demográfico causa desvios muito importantes na competitividade dessas regiões. Isto é, se estas não forem compensadas pela verdadeira estratégia assente em efetivas políticas de coesão territorial – onde a presença do ensino superior é condição fundamental, como todos sabemos, e os vários estudos demonstram – não é possível um desenvolvimento integrado, baseado na inovação e na criatividade”, disse.

Recorrendo a uma metáfora de uma corrida de montanha, o presidente do IPT disse que “se houver acompanhamento, investimento, incentivos, apoio sistemático, os resultados são incomparadamente melhores. A motivação será reforçada, haverá mais disponibilidade para mais recursos e, consequentemente, a obtenção de mais e melhores resultados”. O presidente do IPT dirigiu ainda críticas à tutela que, em seu entender, tem dificuldade em perceber e ainda mais em corrigir a equidade entre as IAES que se situam em territórios de baixa densidade relativamente aos grandes centros urbanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

ULS Médio Tejo investe 2,4 milhões de euros em robot cirúrgico de última geração

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) adquiriu um robot cirúrgico de última geração, num...

Nuno Garcia Lopes celebra 30 anos de livros com espetáculo no Cine-Teatro e publicação da poesia reunida

O escritor Nuno Garcia Lopes vai celebrar os 30 anos do seu primeiro livro com a publicação de “A...
- Advertisement -

Mais notícias