O Comandante do Pessoal, Tenente-General Boga Ribeiro, presidiu, no passado dia 12 de janeiro, em Tomar, à cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Estabelecimento Prisional Militar (EPM), Tenente-Coronel Oliveira Capitulino, que substituiu no cargo o Tenente-Coronel Matos Alvarinho, que esteve a dirigir o EPM desde junho de 2021.
O Tenente-Coronel Capitulino é natural de Abrantes, tem 45 anos de idade e 24 de serviço e esteve anteriormente a desempenhar funções no Regimento de Apoio Militar de Emergência em Abrantes. Ingressou na Academia Militar em 1996, na Arma de Artilharia, tendo sido promovido ao atual posto em 23 de dezembro de 2019.
O Comandante cessante, Tenente-Coronel Rui Alvarinho, desempenhou as funções desde 21 de junho de 2021 completando dois anos e seis meses de comando desta unidade.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tomar e do presidente da União de Freguesias de Tomar, entre outras entidades civis e militares da região, tendo como momento mais marcante a entrega do Estandarte Nacional à guarda do EPM ao comandante empossado, pelas mãos do Diretor de Serviços de Pessoal, Brigadeiro-General Dias Martins.
Recorde-se que o EPM garante o cumprimento das penas de prisão aplicadas aos militares e militarizados das Forças Armadas e aos militares da Guarda Nacional Republicana, em consequência de condenação judicial. É, por isso, uma unidade singular nas Forças Armadas que, além da sua vertente prisional, mantém as caraterísticas militares e a sua prontidão enquanto parte do Exército.