A 11 de novembro de 2023, o Complexo Cultural da Levada de Tomar recebeu a exposição “Brigth as Silver, White as Snow” integrada no projeto “Os Sítios do Barro III”, que ficará patente até ao próximo dia 4 de fevereiro.
A exposição “Os Sítios do Barro” – Cerâmica de Autor, teve a sua primeira edição em 2019, com uma periodicidade bienal, sendo um projeto do grupo de artistas “Convergências”, com o apoio do Município de Tomar. Pretende ser uma ponte cultural com outras artes; música, poesia, fotografia, vídeo, performance, etc., com recurso a workshops, palestras e visitas temáticas para todas as idades. “É um encontro. Um encontro de criadores, artistas. Essencialmente, é um encontro da terra connosco”.
O espaço expositivo, com uma excelente relação com o rio e a cidade, é também ele um dos “Sítios do Barro”, pela profusão de elementos arquitetónicos com base construtiva em cerâmica. As descobertas arqueológicas recentes fazem ainda da cerâmica um dos focos de atenção, levando à emergência da integração de Tomar em estruturas nacionais ou internacionais de promoção da cerâmica e dos ceramistas.
É neste contexto, que será lançado, no próximo dia 13 de janeiro, sábado, na Levada, às 17 horas, o respetivo catálogo, que terá a presença das artistas Graça Pereira Coutinho, Beatriz Horta e Susana Piteira, as quais irão falar dos seus processos criativos e acompanhar na visita à exposição.
Haverá, como habitualmente, um momento musical, com a participação dos músicos Joaquim Roberto e Paulo Serafim, finalizando com um momento de convívio e degustação.
Mais informações sobre este dia e workshops, nomeadamente porcelana (Sílvia Jacome) e fotografia (Ana Scarpa), em: https://convergenciasarte.wordpress.com/.