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Tomarense Isabel Baltazar nomeada para coordenar a Cátedra da UNESCO – A Cidade que Educa e Transforma

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Ana Isabel Felício
Ana Isabel Felício
Comecei a trabalhar no Jornal Cidade de Tomar em 1999. Já lá vão uns anitos. Depois de sair da Universidade e de todas as dúvidas e dificuldades que surgem, foi-se construindo um caminho de experiência, com muitas situações, muitas pessoas, muitas aventuras e, claro, muito trabalho. Ao fim de todos estes anos, apesar de todos os percalços que a vida nos vai dando, cá estou, todos os dias a fazer o meu trabalho o melhor que sei, aprendendo com os que me rodeiam e também ensinando alguma coisa.

A tomarense Isabel Baltazar foi nomeada para coordenar a Cátedra da UNESCO – A Cidade que Educa e Transforma, lançada, no passado dia 28 de fevereiro, na Sala do Arquivo, dos Paços do Concelho, no Edifício da Câmara Municipal de Lisboa. Com Isabel Baltazar na coordenação está também Luís Caetano, ambos do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências.

Isabel Baltazar e Luís Caetano

Na cerimónia de lançamento da Cátedra da UNESCO – A Cidade que Educa e Transforma, coube à Presidente do ISEC Lisboa, Cristina Ventura, proferir as primeiras palavras desta sessão: “Hoje oficializamos aqui o lançamento e implementação da nova Cátedra UNESCO – A Cidade que Educa e Transforma. Esta é a 20.ª Cátedra atribuída pela UNESCO a uma instituição de ensino portuguesa, a 4.ª atribuída em Portugal a uma instituição de ensino superior politécnica e a 2.ª a uma instituição do ensino superior do subsector privado”, sublinhou.

Com aprovação da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, foi constituída a Cátedra UNESCO UniTwin – A Cidade que Educa e Transforma – unificada pelo Programa de Cooperação Internacional cuja ação ficará a cargo da RICET – Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma, liderada pelo ISEC Lisboa e da qual fazem parte 12 instituições de ensino superior, nacionais, do Brasil e da Guiné-Bissau.

São objetivos da Cátedra UNESCO: A Investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspetiva da consolidação de democracias; A criação de uma Rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea e a cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.

Recorde-se que Isabel Baltazar é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e Doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada “Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo”. O seu interesse pelos Estudos Europeus foi aprofundado pela Pós-Graduação em Estudos Europeus, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1995). Realizou uma investigação de Pós-doutoramento (FCT) sobre A Europa na Diplomacia Portuguesa. Uma visão comparativa entre guerras. Foi Professora Assistente da Universidade Católica Portuguesa (Polo de Leiria) e Professora Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, no Departamento de Estudos Políticos, onde lecionou a disciplina de Construção Europeia no Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, Especialização em Estudos Europeus. É investigadora no Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da Universidade de Coimbra.

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