Imparável! O FC Porto levantou o troféu da sexta edição da Elite Cup, na final frente ao Benfica, por claro 4-1.
Esta vitória da equipa azul e branca vem na sequência dos títulos da Taça Intercontinental, Campeonato Nacional da 1.ª Divisão e Taça de Portugal.
Recorde-se que, no início da época passada, também em Tomar, os dragões perderam a final da quinta edição (e a primeira oficial), diante do Ó. Barcelos, por 6-3.
Nas quatro anteriores edições, ainda sem o carimbo oficial da Federação de Patinagem de Portugal, esta competição foi conquistada pelo Sporting em 2016 e 2018, pelo Benfica em 2017 e pelo FC Porto em 2019.
Para este sucesso em 2022 contribuíram os golos de Gonçalo Alves (8’, de grande penalidade) e Ezequiel Mena (16’ e 19’) na primeira parte, contra um do benfiquista Nil Roca (16’).
Na segunda parte, apesar da tentativa de reação do Benfica, apenas marcou Carlo Di Benedetto (48’)… que, curiosamente, enfrentou o irmão Roberto, reforço dos encarnados para esta época.
Neste último jogo, o Sistema de Revisão de Vídeo (em teste nesta prova), voltou a estar em evidência, nomeadamente ao anular um golo ao Benfica (após pedido de revisão solicitado pelo FC Porto), marcado por Carlos Nicolía na repetição de um penálti, que permitiria o empate (a dois golos).
Xavier ‘Xavi’ Malián (guarda-redes, FC Porto), Nil Roca (Benfica), Roberto Di Benedetto (Benfica), Ezequiel Mena (FC Porto) e Gonçalo Alves (FC Porto) foram eleitos, pelos jornalistas presentes, para o ‘cinco ideal’ desta sexta edição. Malián foi considerado o ‘melhor jogador’… e Gonçalo Alves recebeu o troféu de ‘melhor marcador’.
A fechar o pódio ficou o Sporting, após bater a Oliveirense por tangencial 3-2.
Depois de ter sido oitavo (e último) no ano passado, o Sp. Tomar/IPT conquistou uma muito positiva quinta posição, logo a seguir aos quatro ‘grandes’ da modalidade… e entre as oito melhores equipas de Portugal!
Os leões conseguiram duas vitórias, diante de H. Braga e Valongo, por 5-2 e 4-1, respetivamente. O primeiro jogo (na manhã de sexta feira, logo na abertura da competição) é que não correu bem à equipa de Nuno Lopes, tendo perdido por expressivo 8-1 diante do candidato FC Porto.
Tomar recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a Elite Cup. E voltou a mostrar que é uma cidade que gosta de hóquei em patins, pois as bancadas estiveram sempre bem compostas, nos 12 jogos desta competição.
Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, em declarações no final, revelou estar muito satisfeita: “O balanço é extremamente positivo. Tivemos três dias muito competitivos. Foi também uma competição que veio trazer uma grande dinâmica à cidade. Hotelaria, restauração e alojamento local cheios e isso é bom para Tomar. É também um dos motivos pelos quais apoiamos a realização da Elite Cup”.
Esta sexta edição da Elite Cup marcará ainda a estreia de uma competição feminina, nos dias 10 e 11 de setembro, também no recinto tomarense.
O sorteio ditou os seguintes embates nas meias finais: Benfica-Ac. Feira (15h00) e Sporting-Campo de Ourique (19h00).
No dia seguinte disputam-se a final e o jogo que definirá o terceiro classificado.
A venda de ingressos está disponível na bilheteira do Pavilhão Cidade de Tomar nos seguintes dias e horários: 10 de setembro (10h00-19h00); 11 de setembro (9h00-17h00).
A competição – organizada pela empresa Sigma Stars, que já foi responsável pelas duas últimas edições – terá transmissão na FPP TV.
FC Porto e Benfica voltam a encontrar-se no próximo sábado, 10 de setembro (15h00), em Barcelos, para a discussão da Supertaça.
Foto: Elite Cup