8.5 C
Tomar

Convento de Cristo inaugura requalificação da Portaria Filipina no domingo

Relacionadas

Os espaços requalificados da Portaria Filipina do Convento de Cristo, em Tomar, vão ser inaugurados domingo, 18 de abril, no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, juntamente com a sala polivalente e a loja.

A sessão, que vai contar com a presença do diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai decorrer entre as 10:00 e as 13:00 nos vários espaços do monumento Património da Humanidade, onde vão acontecer iniciativas, abertas ao público, como estátuas vivas, “artes de guerra e danças medievais”, apontamentos musicais, e oficinas de azulejos/talhas, contos, plantas, flores de papel.

Em comunicado, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) afirma que a empreitada de requalificação da Portaria Filipina, espaços conexos e instalações elétricas foi financiada pelo FEDER no âmbito do Programa Centro 2020, num investimento total de 294.175 euros.

A intervenção contou ainda com um financiamento de 79.424 euros, do Turismo de Portugal, através do Programa Valorizar, Linha de Apoio ao Turismo Acessível – All for All, para a construção de novas instalações sanitárias.

Durante a cerimónia que assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) vai ser apresentada a exposição “A arte funerária como retrato de vida de uma Comunidade – Cabeceiras e tampas de sepultura do acervo UAMOC / Convento de Cristo”, que integra um significativo núcleo funerário, de lápides, estelas e tampas tumulares, recolhido pela União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo (UAMOC) desde o início do século XX, acrescenta a nota da DGPC.

A saída do monumento passará agora a ser feita pela loja criada junto ao claustro da hospedaria.

O financiamento do Turismo de Portugal permitiu a criação, nesta zona, de sanitários mais amplos e com acesso a pessoas com mobilidade reduzida, ficando a faltar o acesso vertical, com instalação de um elevador que ligue os três pisos, acrescentou.

Em projeto, atualmente a ser desenvolvido pela DGPC, está ainda a criação de uma outra entrada, do lado do terreiro, que implicará a criação de uma estrutura metálica com vidro e permitirá o acesso à zona do Paço do Infante, junto ao claustro da lavagem, criando um novo percurso de visitação.

O programa do próximo domingo inclui a assinatura de um acordo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Direção-Geral do Património Cultural para criação de formação na área das artes tradicionais aplicadas à preservação do património cultural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Rui Serrano é o novo presidente da NERSANT

O arquiteto Rui Serrano foi eleito presidente da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de...

II Edição das Noites do Fado e Poesia, ao vivo, confirmou o caminho de sucesso do Fado

A II Edição das Noites do Fado e Poesia, ao vivo, confirmou o caminho de sucesso do Fado, que...
- Advertisement -

Mais notícias