Cerca de 10.000 pessoas rumaram, no passado dia 23 de maio, à “Casa Mãe” dos Paraquedistas, para celebrar 68 anos de história, de um legado forjado com a entrega e o esforço de gerações, que fazem ou fizeram, de forma abnegada, parte desta tropa especial.
A cerimónia militar, integrada nas comemorações, foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, e do antigo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Hernandez Jerónimo, entre outras entidades militares e civis.
O programa da cerimónia incluiu uma homenagem aos mortos, a imposição de condecorações e de brevets honoríficos, o desfile das Forças em Parada e das Associações Paraquedistas, culminando com demonstrações Aeroterrestre e Cinotécnica.
Na sua alocução, o Comandante do Exército enalteceu o sentimento de pertença e o espírito de camaradagem próprios das Tropas Paraquedistas, que, ao longo de sessenta e oito anos de existência, tanto as prestigiaram, nas mais variadas circunstâncias, em Portugal e, sobretudo, no contexto internacional.