Parece que foi ontem, mas já lá vão três décadas desde que uma ideia simples com um nome perfeito, não só criou um evento de sucesso em Tomar, como o amplificou a nível nacional, tornando a sopa (então um parente pobre das iniciativas gastronómicas) num prato capaz, só por si, de arrastar multidões.
E assim, o Mouchão, recebeu, no passado sábado, a 30.ª edição do Congresso da Sopa, este ano com 40 variedades, da responsabilidade de 25 entidades participantes, entre restaurantes, associações e o Pingo Doce, patrocinador do evento.
Na sua 30.ª edição, o Congresso da Sopa realizou-se num ambiente que mistura tradição com inovação gastronómica, atraindo cerca de 2500 pessoas, um número que reflete o enorme interesse e notoriedade deste encontro anual.
Como sempre acontece, houve sabores para todos os gostos, desde os clássicos como a canja, a sopa da pedra ou sopa de peixe, até propostas mais arrojadas e originais, entre as quais caldo de caça medieval, creme de batata doce com bacon e manjericão, sopa de lentilhas e gengibre, sopa (e também canja) de leitão ou sopa de caranguejo, sem esquecer os néctares dos produtores de vinho do concelho.
A animação foi um ingrediente que não faltou neste festim culinário. A música ecoou pelo Mouchão com as atuações da Thomar Honoris e de várias Tunas, criando um ambiente festivo e acolhedor. Para os mais pequenos, os insufláveis foram uma energética atração, enquanto o projeto Funny Cook liderado por Mafalda Teixeira, ofereceu uma experiência interativa, divertida e educativa, promovendo a importância de uma alimentação saudável. Notável também foi a presença do Truck da Literacia Alimentar e Dieta Mediterrânica no Médio Tejo, reforçando o valor da cultura através da promoção de uma alimentação sustentável e tendencialmente de base local.
Além do deleite gastronómico, do convívio e da diversão, o Congresso da Sopa carregou um forte sentido de comunidade e solidariedade. Parte das receitas do evento foram destinadas ao CIRE – Centro de Integração e de Reabilitação de Tomar, uma causa nobre que sublinha o compromisso social e o impacto positivo que o evento visa promover.
O evento é uma organização do Município de Tomar, com o apoio do Pingo Doce e da Delta e em parceria com o CIRE. Nesta edição contou ainda com a colaboração de alunos voluntários do Curso de Turismo ESSMO.