Os sanitários públicos da Rua da Fábrica da Fiação, em Tomar, foram requalificados e já se encontram abertos com a componente de balneários sociais, possibilitando um banho quente a quem dele necessite. Os sanitários encontram-se num local considerado de passagem pelos peregrinos dos Caminhos de Santiago, pelo que os balneários podem servir para dar algum apoio aos caminheiros, bem como também para o caso de necessidade em alguma situação social.
A reabilitação destas infraestruturas cuja demolição foi equacionada, representou um investimento de cerca de 5 mil euros nos equipamentos e materiais, resultou de uma parceria entre a União de Freguesias de São João Batista e Santa Maria do Olival, com a Câmara de Tomar.
“Tivemos o cuidado de isolar tudo, de maneira a que não tenham infiltrações. Têm todas as condições”, disse o presidente da União de Freguesias, Augusto Barros, acrescentando que as instalações vão ser supervisionadas, por uma colaboradora, para garantir a sua limpeza e evitar situações de vandalismo.
Hugo Cristóvão, presidente da autarquia, refere que desde que iniciaram a atual governação, há 10 anos, tem vindo a ser feita uma aposta na reabilitação dos sanitários públicos que se encontram espalhados em vários pontos da cidade.