O Projeto Learning From the Extremes que teve início em fevereiro de 2022, com cofinanciamento da União Europeia, beneficiou cinco escolas, no total de cinco salas de Jardim de Infância e sete salas de ensino básico, das extremidades do Agrupamento de Escolas dos Templários. Neste contexto, realizou-se, no passado dia 13 de março, na EB1/JI de Junceira, o evento online Learning From the Extremes. Estiveram presentes Carla Lourenço, Chefe da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação (ERTE/DGE), o diretor do Agrupamento de Escolas Templários, Paulo Macedo, Rosa Doran, presidente da NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação), o presidente da União de Freguesias Serra/Junceira, Américo Pereira e Sónia Bastos, chefe de Divisão de Educação, Intervenção Social e Ambiente, da Câmara Municipal de Tomar. Participaram ainda, online, Sofoklis Sotiriou, coordenador europeu do projeto Learning from the Extremes e outros Agrupamentos envolvidos no Projeto LFE. A moderação do evento ficou à responsabilidade de Conceição Castro (ERTE/DGE), durante o qual houve vários momentos de reflexão sobre o projeto Learning From the Extremes. O Agrupamento Templários e os outros Agrupamentos foram comtemplados com a oferta de um drone, no âmbito das suas participações no Projeto LFE.
Foram apresentados cenários de aprendizagem para os 1.º, 2.º e 3.ºciclos, com recurso ao drone, dinamizados por Joaquim Trovão (ERTE/DGE) e Priscila Doran (NUCLIO). Foi também apresentado o cenário de aprendizagem para a Educação de Pré-Escolar, trabalho que foi desenvolvido em parceria entre as docentes EB1/JI de Junceira, a coordenadora do projeto e a equipa ERT/DGE.
Os alunos da EB1/JI de Junceira tiveram oportunidade de serem elementos ativos neste evento concretizando um dos cenários de aprendizagem com recurso ao drone. No que diz respeito ao 1.º ciclo, houve um trabalho de preparação, planificação e organização, desenvolvido ao longo de três semanas, que se traduziu num ambiente de muita partilha e aprendizagem.