Decorreu, no passado dia 7 de março, com o auditório da Biblioteca Municipal de Tomar completamente lotado, uma sessão promovida pela empresa Kyndryl. Com moderação dos jornalistas Ana Felício (Cidade de Tomar) e Vítor Melenas (Rádio Hertz), estiveram à conversa o presidente da câmara municipal, Hugo Cristóvão, o presidente do conselho de administração da Kyndryl Portugal, José Manuel Paraíso, e o vice-presidente do Instituto Politécnico, Nuno Madeira.
A Kyndryl é uma das várias empresas de tecnologia que se têm instalado em Tomar nos últimos anos, aproveitando as sinergias com o Politécnico e fazendo desta cidade um pólo de referência na área a nível nacional, empregando mais de duzentos trabalhadores.
Temas que foram abordados na conversa, em que os três representantes frisaram a importância da parceria estratégica entre estas instituições, que garante à empresa ter boas condições técnicas e a formação de bons profissionais ali paredes meias; à escola superior, colocação garantida para os estudantes de engenharia informática e boa visibilidade no panorama nacional; e à autarquia um importante acréscimo de postos de trabalho qualificados no concelho.
O presidente da Câmara, aliás, frisou como a possibilidade de viverem em Tomar pode ser um atrativo, pela qualidade de vida que o concelho oferece, situação reiterada pelo vice-presidente do IPT, que refere que há muitos antigos alunos que, entretanto, regressaram para trabalhar nesta empresa, e pelo próprio responsável da Kyndryl, que confessou sentir-se especialmente bem na cidade.
Hugo Cristóvão salientou ainda que, além da promoção de postos de trabalho, a ligação com esta e com outras empresas do setor tem permitido a Tomar situar-se como cidade e território inteligente, pioneira em situações como a cobertura completa do concelho com iluminação pública LED, associada à monitorização.