Municípios do Médio Tejo juntos na BTL para apresentação de diversos projetos da região

0
1333

A CIM Médio Tejo (CIM) esteve em destaque, no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na passada quarta feira, 28 de fevereiro, na qual, um a um, foram revelados os Projetos Rota dos Templários e Caminhos de Fátima; a visita imersiva ao Castelo de Almourol; o Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso, no Sardoal; o projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior (Abrantes, Constância e Sardoal); o Projeto Ouro Líquido (Alcanena e Torres Novas); a Praia Fluvial da Bairrada/Bairradinha (Ferreira do Zêzere); o Roteiro de Verão em Mação; o Evento “La Vuelta” em Ourém; o Wellness Weekend 2024, em Tomar; e a iniciativa “Turismo Torres Novas Parte ao Encontro”.

Na sua intervenção, o presidente da CIM, Manuel Jorge Valamatos, destacou a Rota dos Templários e os Caminhos de Fátima, afirmando que “Com estes dois projetos, a CIM Médio Tejo pretende a valorização do património e a melhoria da experiência de visitação, através de ofertas imersivas e diferenciadoras, que contribuam para aumentar o número de visitantes e turistas e o seu tempo de permanência na região”, disse.

Em relação à Rota dos Templários no Médio Tejo disse o presidente que “é o primeiro passo rumo a uma rota nacional, e cujo desenvolvimento contou com a parceria dos nossos municípios e o apoio do Turismo de Portugal”. Por sua vez, sobre os Caminhos de Fátima no Médio Tejo, o presidente destacou que “o novo caminho foi cuidadosamente concebido para oferecer aos amantes de caminhadas e ciclismo uma experiência enriquecedora, diversificada e segura ao atravessar a nossa região”.

Seguiram-se as apresentações dos municípios, começando com Vila Nova da Barquinha que abordou também o Caminho de Fátima no Médio Tejo que atravessa o concelho e a Visita Imersiva ao Castelo de Almourol, integrada na Rota dos Templários. O Município de Sardoal, através do seu presidente, destacou o Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso. Os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, através da TAGUS, procederam à apresentação do AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior. Seguiram-se Alcanena e Torres Novas que destacaram o projeto Ouro Líquido e Ferreira do Zêzere o projeto da Praia Fluvial da Bairrada/Bairradinha. Tendo em conta uma proposta de roteiro de verão, Mação evidenciou as suas praias fluviais, enquanto o Município de Ourém apresentou o evento “La Vuelta”. Por sua vez, Tomar destacou o Wellness Weekend 2024 e Torres Novas a sua nova marca de Turismo “Parte ao Encontro”.

As apresentações terminaram com uma mostra gastronómica de produtos do Médio Tejo (Tigeladas, Palha de Abrantes, Queijinhos do Céu, Azeite e Vinhos).

O Médio Tejo vai continuar a promover-se ao longo destes dias na BTL até ao próximo domingo, dia 3 de março, com uma programação variada.

Notícia completa na edição impressa de 8 de março.

Ana Isabel Felício

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here