Tomar comemorou, no passado dia 1 de março, o seu 864.º aniversário, com as tradicionais cerimónias oficiais, na Praça da República, perante a presença das associações do concelho.
Após a deposição de coroas de flores na estátua de Gualdim Pais, fundador de Tomar, seguiu-se a sessão solene da Assembleia Municipal de Tomar, com intervenções do presidente da Assembleia Municipal, Hugo Costa, dos representantes dos diversos partidos e do presidente da câmara, Hugo Cristóvão.
Este ano, foram homenageados as seguintes personalidades/entidades: Medalha de Honra do Município: Luís Madureira, Luís Oosterbeck, Mário Formiga, Pedro Marques (1989-1997), António Paiva (1997-2008), Corvêlo de Sousa (2008-2012, foi representado na cerimónia pelo irmão António Sousa), Carlos Carrão (2012-2013), Anabela Freitas (2013-2023, não pôde estar presente na cerimónia). Medalha Municipal de Valor Desportivo: Tiago Silva. Medalha Municipal de Mérito: António Ferreira (Solar dos Loendros), José Vidal (Casal das Freiras), Gracinda Mateus, Destilaria do Álcool de Ferreira Gomes & Filhos, Lda., Farmácia Central, Café Caravela, Café Tonita (Cem Soldos), Padaria do Pintado, Padaria dos Brazões, Tipografia Impotol, Tipografia Comercial, Tipografia Tipomar.
Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Hugo Costa, destacou Hugo Cristóvão que viveu a primeira cerimónia do 1 de Março enquanto presidente da câmara e todos os presidentes das juntas de freguesia pelo seu trabalho. Disse que a data significa “força e união, são 864 anos de história que orgulha os tomarenses”.
Destacou, também, Hugo Costa as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, salientando que ele próprio é o próprio presidente da Assembleia Municipal, nascido em liberdade e democracia, avançando, ainda, que é necessário olhar para o futuro e que a assembleia irá associar-se as estas comemorações e alargá-las às escolas.
Terminou, fazendo um pequeno balanço destes dois anos e alguns meses a presidir à assembleia, destacando a realização das assembleias descentralizadas, a realização das conferências temáticas, as visitas e reuniões levadas a cabo pela comissão permanente e a elaboração de um regulamento geral, tendo sempre em conta a aproximação dos eleitos aos eleitores. Destacou ainda o trabalho desenvolvido por João Victal na Assembleia Municipal.
Notícia completa na edição impressa de 8 de março.