Elsa Ribeiro Gonçalves
Arrancou na quinta-feira, dia 15 de fevereiro e decorre até dia 3 de março, a 5.ª edição do roteiro gastronómico “Tomar à Prova”. Numa época do ano relativamente mais calma, um dos principais objetivos deste passeio gastronómico é criar dinâmica e vitalidade na cidade. Nesta 5ª edição, a comitiva presente no arranque oficial da iniciativa visitou os restaurantes Adhoc Tomar, Infante, o Café Stop e a Tasca o Perdigoto.
É o segundo ano que o Restaurante Adhoc Tomar, gerido por Ana Freitas e Isaac Neves, adere a esta iniciativa do município. Em cima da mesa foram apresentados os mesmos petiscos do ano passado: ovos rotos, ovos mexidos com farinheira e a salada de orelha e este ano também, derivado à recetividade do ano anterior, foi incluída mais uma especialidade: as moelas.
“O que nos fez aderir a mais um ano, foi a recetividade e o calor humano que recebemos, que foi muito bom e superou as nossas expectativas a todos os níveis. O ano passado, logo no primeiro dia, enchemos a sala várias vezes e ainda hoje temos clientes que vem pelos petiscos, que podem ser degustados ao longo do ano”, atesta Ana Freitas. A empresária considera que esta é uma boa iniciativa do município, salientando que os preços praticados é para chamar o cliente a provar. “É destas iniciativas que os restaurantes e a cidade precisa”, atesta.
Hugo Cristóvão, presidente da autarquia tomarenses, referiu que este evento pretende ser mais um elemento de atração ao concelho e à cidade, movimentando a economia local numa altura do ano que é mais fraca, pelo que esta é uma oportunidade de a restauração fazer algo diferente para chamar mais clientes. “Fica o convite para todos, a começar pelos tomarenses, para virem degustar estas iguarias, mas também para todos os que habitam na região e que visitam Tomar até ao dia 3 de março. Peçam o passaporte e façam a rota por estes espaços”.
No Tomar à Prova vão estar à disposição 30 petiscos (4 euros cada, incluindo uma bebida) distribuídos por 12 espaços de restauração e cafetaria do concelho, sendo que esta é uma iniciativa que convida também a um passeio, principalmente, pelas ruas históricas e ribeirinhas de Tomar, uma vez que a grande maioria dos estabelecimentos participantes se situam no centro histórico ou nas imediações.