Desde sábado passado (18 de novembro) que Tomar passa a contar com um novo conceito de visita que consiste num percurso sonoro pela cultura tomarense do século passado. A partir de testemunhos e arquivos sobre a memória, oficial e subjetiva, da cidade de Tomar, evocando personalidades coevas como Fernando Araújo Ferreira (Nini), nos 25 anos da sua morte; Fernando Lopes-Graça e José-Augusto França, a Casa da Esquina construiu uma banda sonora que, contaminando o real com a ficção, reescreve os seus significados e as perceções de quem visita a cidade e sua identidade como espólio vivo e documental.
O percurso inicia-se no Cine-Teatro Paraíso, e seguirá pela cidade, percorrendo a cartografia cultural com estas figuras do século XX tomarense.
Traga o seu telemóvel e auscultadores para esta visita. Os QRcodes estão disponíveis num percurso que passaremos a sugerir a quem visita a cidade, mas sobretudo para quem a vive: Cine-Teatro Paraíso, interior do Café Paraíso, exterior do Café Paraíso, Casa memória Lopes-Graça, Estátua Lopes-Graça e Nini Ferreira, NAC – Núcleo de Arte Contemporânea, Museu Municipal.
Esta é uma organização da Casa da Esquina/Município de Tomar com apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes . RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.