Foi no passado dia 13 de outubro, pelas 12h03, que se apresentou ao público a recém-criada Cooperativa Integral T’Inspirar, fundada a 6 de junho de 2023 e com sede na Rua do Centro Republicano, nº 72, em Tomar.
Esta Cooperativa é, de momento, a única da sua natureza não apenas no concelho de Tomar como também no distrito de Santarém, não obstante, os restantes grupos informais que operam nesta região e que seguem os mesmos princípios do Cooperativismo Integral têm igual relevância no contexto socioeconómico local e nacional.
Sendo de natureza integral, esta Cooperativa é denominada de multissectorial, operando em 8 setores: o ensino, a agricultura, a cultura, o artesanato, o consumo, a produção, a construção e
habitação e os serviços. É, por isso, uma congregação de múltiplos meios de auto-suficiência, tendo como base os princípios gerais do Cooperativismo: adesão livre e voluntária; controlo democrático pelos membros; participação económica dos membros; autonomia e independência; educação,
formação e informação; inter-cooperação; preocupação com a comunidade.
Os valores em que se baseia o Cooperativismo são os da auto-ajuda, auto-responsabilidade, democracia, igualdade,
equidade e solidariedade. Salienta-se o valor da honestidade, abertura e responsabilidade social como base destes princípios. As diversas Cooperativas existentes cooperam, por sua vez, entre si, formando uma rede de entre-ajuda e eficiência que fortalece o conjunto.
Uma Cooperativa é, por definição, uma associação autónoma e voluntária de pessoas que unem os seus propósitos e capacidades para satisfazer necessidades e aspirações económicas, sociais e culturais comuns, através de uma empresa de propriedade conjunta e democraticamente gerida.
A T’Inspirar é, neste contexto, uma empresa coletiva de prosumidores (produtores e consumidores do que a cooperativa promove, facilita e disponibiliza) com múltiplos setores e sem fins lucrativos, ou seja, sem distribuição de lucros entre os seus membros, mas cujos excedentes são reinvestidos a favor da prossecução do objeto social da cooperativa como um todo e em cada uma das suas partes.
Este projeto social visa promover modos de vida sustentáveis baseados no consumo e produção responsáveis, na economia circular e solidária e na partilha e cooperação entre pessoas, facilitando o empreendedorismo e o auto-emprego e valorizando a educação, as artes e a cultura.
Pretende-se assim facilitar a evolução pessoal e coletiva, promovendo talentos e educando para a valorização da
criatividade como motor básico da vida. “Acreditamos que qualquer cidadão tem a responsabilidade e o poder de implementar a mudança que escolhe e quer ver na sua vida e à sua volta.”, diz Tânia Castilho, co-fundadora e Presidente do Conselho de Administração.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal