fbpx
17.3 C
Tomar

“Tomar na vida e na obra de Maria de Lourdes de Mello e Castro” lançado no Moinho da Ordem do Complexo Cultural da Levada

Relacionadas

Realizou-se, no passado sábado, dia 28 de outubro, no Moinho da Ordem do Complexo Cultural da Levada, o lançamento do livro “Tomar na Vida e na Obra de Maria de Lourdes de Mello e Castro” com a presença da autora, Sofia Bandeira Duarte, e de vários autores que colaboraram com a obra, com testemunhos sobre a pintora e do contexto cultural e histórico da época.

A cerimónia, que contou com a presença de familiares da pintora, nomeadamente o seu filho Luís Alvellos, foi apresentada por Teresa Perdigão, que proferiu uma alocução sobre a coragem da pintora que ousou desafiar os costumes da época e sobre a cidade que lhe serviu de inspiração e que soube recebê-la, demonstrativos nas várias exposições que se realizaram ao longo dos anos.

Maria de Lourdes de Mello e Castro nasceu em Tomar, no dia 24 de outubro de 1903, na Rua Alexandre Herculano. Começou a pintar aos 12 anos como autodidata. Aos 17 anos estudou com Ezequiel Pereira. A partir de 1921, desenvolveu uma relação de trabalho com aquele que passou a considerar o seu verdadeiro «mestre», Malhoa.

Neste livro é relatado que “Maria de Lourdes de Mello e Castro, dotada de uma grande força de carácter, conseguiu o que raramente era permitido às mulheres do seu tempo e da sua circunstância: afirmar-se como criadora artística profissional, atividade que efetivou quase até à sua morte”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Investidores internacionais confiam no mercado chinês

As autoridades chinesas acabam de divulgar (no dia 17 de Junho corrente) o desempenho da economia daquele país no...

“Jardim de Luz” deu mais encanto noturno ao Mouchão

O Mouchão Parque em Tomar ganhou mais encanto na noite de sábado, 15 de junho, com a exibição de...
- Advertisement -

Mais notícias