Como já faz parte da tradição, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) promoveu, no passado dia 15 de setembro, um dia de vindima destinado a jornalistas, desta vez na Quinta Casal das Freiras, em Tomar, seguida de Prova Didática de Monocastas.
Este tipo de iniciativa, aconteceu em 2018 e de 2020 a 2022, versando sempre a casta Fernão Pires. Se nos brancos é a mais emblemática e a bandeira da região, nos tintos esse título cabe à casta Castelão e foi, por isso, um dia dedicado à vindima e prova didática de vinhos com as mais variadas monocastas de Castelão do Tejo.

A escolha da Quinta Casal das Freiras nesta edição prendeu-se com o mais recente lançamento deste produtor, em parceria com a renomada casa Niepoort Vinhos, o Casal das Freiras Castelão tinto 2022.
O dia estava solarengo e, depois de uma breve apresentação sobre a região vitivinícola do Tejo, com especial destaque ao terroir de Tomar e apresentação do projeto vitivinícola Casal das Freiras, envergámos todos um polo bordeaux, gentilmente oferecido pela CVR Tejo e partimos, num trator conduzido por José Vidal (proprietário da Quinta), em direção à zona destinada ao corte e apanha de uvas, local onde nos esperava um pequeno-almoço com produtos caseiros da região. Uma ocasião para ganharmos energia para a tarefa que nos esperava.

De seguida, cada um pegou em tesouras e toca à vindima dos belos cachos negros da casta Castelão. As abelhas e formigas também apareceram, tal era o doce das uvas. A tarefa era simples, iam-se cortando os cachos e colocando em caixas. Quando enchemos as caixas, seguiu-se o transporte, novamente no trator, para a adega para a tarefa seguinte: o pisa a pé (método tradicional em que as uvas são pisadas a pé em tanques de pedra). A cantarolar uma musiquinha tradicional, alguns “corajosos” lá foram para o pisa a pé, andando para a frente e para trás, a pisar as uvas.

Seguiu-se a Prova Didática de Monocastas, prova que demonstrou que há diferentes tipos de Castelão para todos os gostos. Foram provados dez vinhos, todos da casta Castelão, alguns de Tomar, inclusive um do Casal das Freiras, e outros de adegas da região vitivinícola da CVR Tejo. (…)
Leia a reportagem completa na edição impressa de 22 de setembro.