“Tomar Metropolitano – de volta a casa” é o título da mostra de trabalhos de artes plásticas de antigos alunos do liceu que a Associação dos Antigos Alunos (AAAlunos) do Liceu de Tomar vai organizar entre 23 de setembro e 28 de outubro, em vários espaços da cidade. Este ano, o aluno veterano 2023 é a ceramista Sílvia Jácome. A mostra é inaugurada no sábado, 23, pelas 15 horas, na Praceta Raul Lopes.
A iniciativa foi apresentada na tarde de sexta-feira, 8 de setembro, em conferência de imprensa, realizada no polivalente do Liceu, na qual marcaram presença M.ª Celeste Sousa, Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Luísa Patrício, Presidente da Assembleia Geral da AAAlunos e Susana Pereira – Presidente da Direção da AAAlunos.
Celeste Sousa referiu que a iniciativa “Tomar Metropolitano – de volta a casa” é, efetivamente, o voltar a Tomar e à escola, Liceu. “Estou muito grata à associação com esta iniciativa, mas, sobretudo, pelo facto de quererem mesmo voltar à escola. Penso que tudo isto faz sentido se os nossos alunos atuais conhecerem os antigos alunos e conhecerem as estrelas em que eles se transformaram. Os bons exemplos – neste caso nas artes – pode servir de estímulo”, enalteceu.
Susana Pereira, presidente da direção da AAAlunos, começou por recordar que têm “a visão de dar a conhecer o trabalho de antigos alunos à cidade que os viu crescer e aos atuais alunos do liceu, para que os exemplos dos antigos alunos possam servir de inspiração e ajudem os atuais a concretizar as suas ambições pessoais e profissionais”.
“Este ano desafiámos a Sílvia Jácome, para nossa Veterana de 2023.Com a inspiração da Sílvia, dos nossos associados e dos artistas convidados, abraçamos um renovado Tomar Metropolitano, desta vez intitulado: “Tomar Metropolitano – de volta a casa”.
De acordo com a mesma, a inauguração do “Tomar Metropolitano – de volta a casa” decorre no sábado, 23 de setembro na Praceta Raul Lopes, pelas 15h00, com a recepção de todos os convidados, entidades, artistas e parceiros.
Após a inauguração, é realizado o percurso da linha do “Tomar Metropolitano – de volta a casa” com a inauguração das “estações” – ou seja, os pontos onde estão expostas as obras, culminando com um momento performativo e musical pelas 17-18 horas – no complexo da Levada. No final do dia, realiza-se o jantar de convívio dos Antigos Alunos.
Para a produção do “Tomar Metropolitano – de volta a casa”, a organização contou com a colaboração de vários espaços comerciais e do complexo da levada, que serão o palco, onde as obras e a biografia de cada artista, estarão expostas e patentes ao público até 28 de outubro.
“Os diferentes locais, palcos e estações deste renovado Tomar-
Metropolitano serão: óptica- Alipius, Hostel 2300, hanne café, café Paraíso, Biscaia, Insensato e o Complexo da Levada que acolhem a Sílvia Jácome – ceramista e Veterana 2023; Luis Santos, professor de artes e cenógrafo; a Rita Trindade, curadora e artista plástica; o Nuno Gaivoto, artista plástico; a Élia Ramalho, artista plástica; a Helena Perdigão – artista plástica”, anunciou.
Nesta ocasião foi ainda apresentado o novo logotipo da AAAlunos, da autoria de Paulo Graça.