Com o início dos trabalhos de escavação, no dia 21 de agosto, na rua interior à Av. Marquês de Tomar, para efeitos de colocação do equipamento de contentorização para constituição da Ilha Ecológica, que disporá de contentores para a recolha seletiva de Vidro (3 m3), embalagens e cartão (5 m3), plástico e metal (5 m3), e para a recolha dos resíduos indiferenciados (5 m3), completa-se a empreitada de execução de mais quatro Ilhas Ecológicas de Contentorização Subterrânea. As outras agora instaladas são as da rua D. Ximenes Belo, no Mercado Municipal e na rua Dr. José Maria de Sousa.
Esta empreitada tem tido o devido acompanhamento arqueológico, tendo em todos os locais sido detetados vestígios e achados de interesse (lasca do calcolítico na rua D. Ximenes Belo, estrutura de muro no Mercado Municipal, estrutura de muro na rua Dr. Sousa e pequeno troço de conduta em tubo de ferro fundido que datará dos anos de 1930/1940 e que faria parte da 1ª rede de abastecimento de água à Cidade de Tomar a partir da Captação da Fonte Quente).
Estas quatro novas ilhas ecológicas representam um investimento de cerca de 125.000€, apostando na maior capacidade e melhor aspeto visual dos contentores, esforço que será continuado, faseadamente, noutros locais mas para o qual, como em tantas outras matérias, será importante o cuidado e bom uso individual dos cidadãos.