Inês Henriques, gestora de formação do Centro de Reabilitação Profissional do CIRE, explicou à nossa reportagem que este Kit Sementeira resultou da sinergia estabelecida entre os cursos de Operador de Jardinagem e o curso de Madeiras e Acabamentos. Desse trabalho pensado em conjunto resultou este kit que comporta um vaso 100% biodegradável, um saquinho com terra já preparada, um outro saquinho com a semente e assinado pelo formando que o fez e um pequeno texto informativo acerca da semente que contém e os benefícios de utilizar o kit.
Uma peça que pode adquirir junto do CIRE e que ficará bem na varanda ou na sacada exterior de casa ou mesmo na bancada da cozinha. Pode também escolher a semente, do amor perfeito à alface, disponibilidade que varia conforme a época de sementeira.
Eduardo, formando de jardinagem contou-nos que o kit é amigo do ambiente e daí a sua importância, “o mundo está cada vez mais poluído e nós temos que o proteger”. Orgulhoso com a peça que executou, referiu que aprendeu muito de jardinagem e agora quem precisar pode contactá-lo para tratar do seu jardim. Aliás, a formação profissional desenvolvida pelo CIRE tem esse mesmo objetivo: que aqueles formandos possam ter uma profissão e possam estar integrados no mercado de trabalho. Um esforço de há largos anos que começa a dar resultados, pois atualmente os empregadores olham para pessoas com alguma dificuldade com outra perspetiva integrando-os nos seus quadros de forma permanente ou temporária. Os incentivos que o governo dá a esses empregadores também facilita essa inclusão, processo difícil e moroso, mas que não é impossível e sobretudo é muito desejado. (…)
Notícia completa na edição impressa de 21 de julho.