fbpx
7.2 C
Tomar

“Mini Brincka” 2023 leva a magia das construções Lego à Festa da Juventude da Junceira

Relacionadas

Trabalhadores da ULS Médio Tejo em greve dia 30 de abril

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas tem vindo a...

Alunos das escolas do concelho na Assembleia Municipal Jovem

Alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho de Tomar, o Agrupamento Nuno de Santa Maria e...

Oleiros: Secretário de Estado do Turismo na inauguração do Miradouro do Zebro

O Município de Oleiros inaugurou, a 25 de abril, Dia da Liberdade, uma obra “há muito aguardada”...

7.ª Peregrinação Solidaria no próximo dia 17 de maio

Um grupo de amigos tomarenses em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Nuno Santa Maria e...

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...
Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

O Edifício da Associação da Junceira, Tomar, acolhe entre 21 e 23 de julho, a 8.ª edição “Mini Brincka”, Exposição de Construções Lego, um evento de entrada livre integrado na Festa da Juventude da Junceira. A mostra pode ser visitada na sexta-feira, das 20h às 23h, no sábado das 15h às 23h e no domingo, das 14h às 18 horas.

Mário Francisco da organização, explica-nos que esta é a 8.ª exposição de construções de lego que vai até à Junceira, sendo que há sempre algo de novo em cada edição. “Temos uma réplica de uma cidade, uma linha de comboio em movimento, que retrata várias paisagens. Teremos também uma construção que irá saltar à vista, com cerca de 1,60m, entre outras surpresas que as pessoas visitam para descobrir”, disse, acrescentando que este é um evento que tem vindo a ser preparado desde dezembro, a par do seu colega de construções Ricardo Carvalho.

Colecionador de Lego, Mário Francisco conta que gosta muito de replicar nas construções de lego que faz cidades com movimento, com o maior nível de realismo possível, pautando-se pela qualidade pois é o que marca a diferença. “Na sexta de manhã temos a visita dos idosos do Lar de São Mateus e das
crianças das escolas infantis da União de freguesias Serra e Junceira e é sempre engraçado porque, especialmente os idosos, lembram-se o que é que já esteve de um ano para o outro”, conta.

O desafio que é lançado é, precisamente, que os visitantes descubram os pormenores destas construções, já que são muitos. “Este evento está integrado na Festa da Juventude da Junceira e decorre no edifício da associação, anexo ao recinto da festa”, referiu, acrescentando que este ano a abertura da exposição irá coincidir com a abertura da Festa da Juventude, organizada pela Câmara de Tomar.

“Quando, há 8 anos, eu e o meu colega da Plug que é o Carlos Morgado do Poço Redondo tivemos esta ideia, o objetivo foi de fazermos algo diferente nas festas, para cativar mais pessoas para a festa em outros horários, para além do bar à noite e dos conjuntos de música”, explicou. “Estas exposições, por norma,
ocorrem sempre nos grandes centros, em Lisboa, e quisemos trazer para fora das grandes cidades pois as pessoas do interior também têm o direito de usufruir de tudo o que há nos grandes centros, numa menor, escala com mais dificuldade pois moro em Lisboa, tenho que construir tudo lá, desmanchar, transportar e depois voltar a construir aqui”, disse.

Festa da Juventude com música, mural de pintura e exposição de artesanato

A Festa da Juventude na Junceira (que também decorre de 21 a 23 de julho) fez uma nova aposta para juntar à sua exposição anual de Lego e, para além da habitual música ao vivo e dos petiscos locais, haverá uma feira de artesanato, na participam 21 expositores. Nesta Feira de artesanato estarão à venda os trabalhos de macramé, madeira, cerâmica, mosaico, joalharia, vitrais e arte em resina.

Para além disso, os visitantes poderão juntar-se aos artistas e decorar peças, segundo a técnica de Raku, que serão vidradas e postas no forno logo de seguida. Haverá também demonstrações de entalhe em madeira e técnicas de crochet.

No domingo, das 17h às 19h, a artista local, Daisy Eltenton, vai estar a coordenar um workshop de cerâmica e tanto crianças, como adultos, vão poder criar as suas próprias peças com barro.

Os amantes de pintura poderão acrescentar a sua própria expressão pessoal ao maravilhoso mural cocriado por Lucy Jackson e as crianças que coordena no seu ATL, sendo que vão estar ainda à disposição os clássicos insufláveis, que tanto
animam a festa. A componente musical é também um dos ingredientes que não falta na Festa da Juventude da Junceira que conta com a atuação do conhecido DJ MastikSoul na sexta-feira, às 02h da manhã.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Trabalhadores da ULS Médio Tejo em greve dia 30 de abril

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas tem vindo a...

Alunos das escolas do concelho na Assembleia Municipal Jovem

Alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho de Tomar, o Agrupamento Nuno de Santa Maria e...

Oleiros: Secretário de Estado do Turismo na inauguração do Miradouro do Zebro

O Município de Oleiros inaugurou, a 25 de abril, Dia da Liberdade, uma obra “há muito aguardada” e cuja requalificação torna este...

7.ª Peregrinação Solidaria no próximo dia 17 de maio

Um grupo de amigos tomarenses em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Nuno Santa Maria e Templários, organiza a 7.ª Peregrinação...

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução dos Cravos que pôs fim...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de militares, muitos milicianos, que nelas...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -