O “Torres Novas Toastmasters Club” está a organizar as “Jornadas de Liderança de Reconexão”, um evento em formato híbrido (online e presencial) que pretende promover uma reflexão sobre a Educação nas escolas. A primeira sessão deste evento, via online, acontece esta terça-feira, 4 de julho, pelas 20h45 e é aberta a todos os interessados.
César Santos, do Torres Novas Toastmasters Club, professor, explicou que esta é uma ação conjunta na área da Educação, com várias entidades envolvidas do distrito e internacionais também. “Este ano, vou ser o presidente do Torres Novas Toastmasters Club para 2023/2024 e com a visão de fazer algo para o clube, começamos a construir as Jornadas de Liderança e Reconexão. Inicialmente, começamos pelo clube, empoderando as pessoas para serem líderes delas mesmas e desta forma, com conexão. E depois alguém mencionou que esta ideia devia ser levada até às escolas”, explica.
Deste modo, no dia 29 de julho, vai realizar-se um evento presencial subordinado a este tema, em que estarão presentes os mais altos representantes dos Toastmasters e da Educação.
“Neste dia, iremos tratar o tema de como é que a Liderança de Conexão poderá contribuir para essa mudança nas escolas”, complementa.
“A ideia é trazer todos os benefícios que temos das pessoas que tem voz nesta área, que fizeram estudos e que possam contribuir para formar uma nova liderança nas escolas, dando-lhes visibilidade. Existe esta visão de uma escola diferente, mas ela não acontece e temos de entender porque é que ela não acontece”, explana.
Ana Soares, do projeto “Sementes”, sediada na aldeia de Liteiros, a 10 quilómetros de Torres Novas, vai ser uma das participantes do evento presencial. “Sou professora de formação e de coração e esta questão do empoderamento pessoal tem feito parte da minha vida nos últimos 5 anos. Quando chegamos a Torres Novas reuniram-se todas as condições para conseguir criar a escola que sempre tinha sonhado, que permite uma aprendizagem feliz e em comunidade e, felizmente, tenho uma equipa incrível a acompanhar-me. “O nosso objetivo não é ensinar nada a ninguém mas permitir plantar as sementes que vão despoletar a aprendizagem, que queremos que seja feita em comunidade, numa escola sem muros, aprendendo com quem está à sua volta”, explica.
Sónia Pereira, professora de Tomar, será a apresentadora do evento a 29 de julho, que será realizado no concelho de Ferreira do Zêzere, em local a anunciar. “Aceitei este desafio com entusiamo, como faço sempre, porque a vida é feita de desafios e o intuito deste projeto é comunicar com todas as pessoas que se conectarem com este evento. Vão existir momentos musicais, entre outras surpresas”, convida.
Mais informações na página do facebook do Torres Novas Toastmasters Club, onde encontram o link para a sessão zoom online, com novas sessões online a 11, 18 e 25 de julho (em inglês).