Um dia descontraído no campo, para renovar energias. Assim foi a “Festa de Campo”, um evento que reuniu cerca de 100 pessoas no Casal Barbeiro, na freguesia Asseiceira, para reviver a tradição do Dia da Espiga, em que as pessoas rumavam à Quinta de Cima e faziam um passeio pelas vinhas. Para além de passeios equestres e em charrete, os trilhos também foram explorados por um grupo de caminheiros que descobriram o património natural desta região. Um almoço tradicional, a cobro da sombra das árvores, típico fez as delícias de quem esteve presente.
“Um dia em cheio”, considerou Filipe Vinhais, o juiz da Festa deste ano, que explicou ao nosso jornal que os objetivos passaram por dar continuidade a uma tradição já existente e também angariar fundos para a Festa de Julho em Asseiceira, uma das festas mais antigas da freguesia.
– reportagem publicada na edição de 29 de junho
Nós da Quinta de Cima (Quinta da Bizelga) gostamos imenso do grupo de cavaleiros e caminhantes que vieram passear na quinta e reviver uma tradição antiga que, se Deus quizer, continuará por muitos e muitos anos.