A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, poderá estar de saída após a Festa dos Tabuleiros. Conforme a própria revelou ao “Diário de Aveiro”, é candidata ao Turismo Centro de Portugal, cujas eleições se realizam em julho.
Ao mesmo jornal, Anabela Freitas disse ainda ser sua intenção anunciar a candidatura, na próxima segunda feira, na inauguração do Centro Interpretativo dos Templários, assim como referiu que, caso vença, “assumirá em pleno a presidência do Turismo do Centro”, função que não é compatível com a liderança da Câmara de Tomar.
Refira-se que este anúncio de Anabela Freitas, que está a cumprir o seu último mandato na Câmara de Tomar, surgiu alguns dias após o anúncio da candidatura do presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida (PSD) ao mesmo cargo.
O Turismo do Centro, liderado por Pedro Machado, abrange as regiões da Beira Baixa, Coimbra, Leiria, Médio Tejo, Oeste, Ria de Aveiro, Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões, num total de 100 concelhos. Além dos autarcas de cada um dos municípios, votam também representantes de cerca de 70 entidades privadas do setor e o Turismo de Portugal.
O mandato de presidente do Turismo do Centro, entidade com sede em Aveiro, é de cinco anos, podendo ser cumpridos um máximo de dois mandatos consecutivos.