O Auditório Doutor José Bayolo Pacheco Amorim do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) foi o palco escolhido para receber, no passado dia 17 de maio, a conferência Smarter Portugal – IPTalks, com o tema “Tendências do Mercado de Trabalho”. O Metaverso, as atuais políticas de recursos humanos e a necessidade de estreitar a comunicação entre empresas e estudantes foram alguns dos temas abordados no evento organizado no âmbito do projeto STRONG – Skills e DocenTes Resilientes fOcados Nas próximas Gerações (POCH-02-53I2-FSE-000010).
A sessão arrancou com a intervenção de Luís Felgueiras, em representação da Adecco Portugal, que justificou a incessante procura de inovação das estratégias de recrutamento com o impacto da pandemia nas políticas de recursos humanos, assim como os atuais requisitos dos candidatos. “Cada vez mais os candidatos procuram um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, políticas de teletrabalho e identificação com a missão da empresa. É preciso acompanhar e dar resposta às tendências”, alertou o responsável de Recursos Humanos.
Por sua vez, Luís Bravo Martins focou-se nos desafios e potencialidades do Metaverso. De acordo com o co-autor da obra “Metaversed- See Beyond the Hype”, a tecnologia é o presente e o público deve acompanhar a evolução e usufruir dos seus benefícios. No entanto, advertiu igualmente para os riscos associados à edição da realidade, proteção da identidade e DATA. “Teremos um mundo muito grande de oportunidades, que nos trazem um volume relativamente grande de desafios e que exigem melhorar capacidades e responsabilidade”, desafiou o especialista.
A inovação no ensino e o seu reflexo no mercado de trabalho foi uma análise que ficou a cargo do docente do IPT e membro do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância. Ferramentas como a Gamificação, Flipped Classroom, a aprendizagem ao longo da vida e a aprendizagem informal são, de acordo com Célio Gonçalo Marques, essenciais para dar o próximo passo. “Precisamos de um ensino focado nas tendências e nos alunos, com o professor a assumir o papel de facilitador. Os desafios são grandes e é importante que as instituições de ensino superior ajudem a preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho”, concluiu.
O evento reuniu, ainda, Nuno Madeira (Vice-Presidente do IPT), José Casimiro e Carlos Queiroz na apresentação da Plataforma Chair4Future.
Num último momento, os participantes da conferência – estudantes, empresas e alumni – foram desafiados a participar no Boot Camp “Empresas e o Futuro Profissional – Transferência de Conhecimento”.
“Estamos de parabéns pelo empenho que demonstrámos hoje e resta-nos agora dar o próximo passo para colocar em prática todo o conhecimento que foi partilhado e adquirido aqui. Posso garantir que o IPT vai trabalhar nesse sentido, com o vosso apoio de hoje e do futuro”, asseverou Nuno Madeira no encerramento da atividade.