fbpx
17.3 C
Tomar

Histórico! Leões de Tomar conquistaram a Taça de Portugal de hóquei em patins pela primeira vez na sua história!

Relacionadas

Numa final em tons de verde e branco, o Sp. Tomar/IPT conquistou, este domingo, 30 de abril, a Taça de Portugal de hóquei em patins pela primeira vez na sua história! A equipa tomarense bateu o Sporting no desempate por grandes penalidades (1-3), após um empate a quatro golos no final dos 50 minutos e a cinco no final do prolongamento.

Com excelente moldura humana (o Pavilhão Cidade de Tomar esteve completamente cheio: mais de 800 pessoas), o Sporting começou melhor, com mais posse de bola e mais acutilante no ataque. Gonzalo ‘Nolito’ Romero, com um forte remate da direita, abriu o marcador no minuto 9.

Mas a vantagem da equipa da capital durou apenas quatro minutos: Lucas Honório, na cobrança de uma grande penalidade (confirmada pelo SRV – Sistema de Revisão de Vídeo), restabeleceu a igualdade, soltando a festa dos muitos adeptos tomarenses, naturalmente em maioria.

Já a menos de cinco minutos do final da primeira parte, Pedro Martins patinou por trás da baliza e, junto do segundo poste, atirou de baixo para cima, surpreendendo o guarda-redes José Diogo Macedo: 1-2.

E o Sp. Tomar/IPT também não podia ter pedido melhor arranque da segunda parte: decorridos apenas 40 segundos, Tomás Moreira entrou pela direita… e o argentino Franco ‘Tato’ Ferruccio finalizou a segundo poste, aumentando para 1-3.

Embora sem poder contar com Ângelo Girão (guarda-redes), João Souto e o treinador Alejandro Domínguez (expulsos no jogo de sábado, diante do Ó. Barcelos), além do lesionado Alessandro Verona (no adutor), o Sporting reagiu de imediato: volvidos apenas 17 segundos, Matías Platero atirou da zona frontal… e reduziu para a diferença mínima.

Motivada pela rápida reação, a equipa de Alvalade, após um livre direto desperdiçado por Ferran Font (38’), empatou, a três golos, no minuto 39: recarga certeira de ‘Nolito’ Romero a um livre direto defendido por António Marante.

Num pavilhão a vibrar com um jogo emotivo, o Sporting consumou a reviravolta no marcador a pouco mais de cinco minutos do final: passe de Font e desvio subtil de Toni Pérez na cara do guardião tomarense.

Ferran Font (47’) e ‘Nolito’ Romero (49’) desperdiçaram os livres diretos resultantes de um cartão azul a Pedro Martins e da décima falta do Sp. Tomar/IPT, respetivamente. O mesmo aconteceu com Tomás Moreira (48’), no livre direto decorrente do cartão azul a Font.

Mas a 49 segundos do final, em novo livre direto, por cartão azul a Henrique Magalhães, o especialista Moreira atirou forte e certeiro… e levou a decisão para prolongamento: 4-4.

‘Nolito’ Romero repôs a vantagem do Sporting… com um remate frontal a apenas três segundos do final da primeira parte do prolongamento.

Num ambiente ensurdecedor, a equipa de Nuno Lopes foi em busca do golo… que aconteceu a dois minutos e 40 segundos do final: Lucas Honório, na cobrança de uma grande penalidade, permitiu a defesa a José Diogo Macedo… mas na recarga, da direita, forçou nova igualdade, a cinco golos.

Na decisão por penáltis, Henrique Magalhães adiantou o Sporting; Tomás Moreira, Guilherme Silva e Filipe Almeida marcaram para o Sp. Tomar/IPT (6-8), soltando a festa entre os adeptos, pela conquista do mais importante troféu nos seus 108 anos de história.

Mais tarde, já depois das 20.00 horas, a equipa tomarense (jogadores, treinadores, diretores…) fez, a pé, o trajeto entre o pavilhão e a Praça da República, sendo então recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tomar.

Reportagem completa na próxima edição do CT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Investidores internacionais confiam no mercado chinês

As autoridades chinesas acabam de divulgar (no dia 17 de Junho corrente) o desempenho da economia daquele país no...

“Jardim de Luz” deu mais encanto noturno ao Mouchão

O Mouchão Parque em Tomar ganhou mais encanto na noite de sábado, 15 de junho, com a exibição de...
- Advertisement -

Mais notícias