Asseiceira com 26 tabuleiros de papoilas em harmonia

0
2914

Nova semana, nova freguesia que mostra os preparativos para a Festa dos Tabuleiros 2023. Desta vez o Jornal “Cidade de Tomar” foi até Asseiceira, onde um grupo de simpáticas senhoras se junta na antiga Escola Primária para confecionar as flores que vão adornar 26 tabuleiros. Como já é tradição, a Junta de Freguesia de Asseiceira vai participar no grande cortejo só com os tradicionais tabuleiros de papoilas.

Segundo o presidente da junta de freguesia, Carlos Rodrigues, cada par faz o seu tabuleiro, conforme Regulamento existente nesta freguesia. Para isso, quer os elementos dos pares, quer um grupo de senhoras, vão-se juntando na antiga Escola Primária, uns de manhã, outros à tarde e os que trabalham durante o dia, participam à noite para confecionarem as flores. Com esta participação conjunta das pessoas espera-se que os tabuleiros fiquem praticamente iguais, uniformizando o efeito que se pretende com as flores.

Nesta freguesia, que tem um Regulamento dedicado a estas questões da Festa dos Tabuleiros, há também limite de idade para levar tabuleiro – entre os 18 e os 60 anos – além de haver uma proporcionalidade das aldeias, ou seja, através dos pares, estão representadas todas as aldeias da freguesia. Segundo Carlos Rodrigues, “há quatro anos o número de candidatos era semelhante ao número de vagas e não houve necessidade de fazer o sorteio, apesar de já existir o Regulamento que o previa. Este ano teve de ser feito um sorteio, a nossa base são as mesas de voto e o número de eleitores, sendo que um dos elementos tem de ser eleitor e tem de ter residência na freguesia”, refere.

Gilda Gândara: a “vereadora” das flores

Gilda Gândara, secretária da junta de freguesia, é a senhora que orienta as pessoas que estão a fazer flores. Já faz flores há muitos anos, aprendeu com as pessoas mais idosas da freguesia e dedicou-se a esta arte que vai passando às novas gerações. Também já levou tabuleiro.

O presidente da junta chama-a de “vereadora” das flores porque orienta e ajuda as pessoas que se juntam na antiga Escola Primária. Segundo a mesma, o objetivo é “ter tabuleiros alinhados e uniformes, ou seja, ao montar as hastes, queremos que as papoilas, os malmequeres e as espigas fiquem todas alinhadas, os tabuleiros todos iguais”.

Notícia na íntegra na edição impressa de 7 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here