fbpx
22.4 C
Tomar

Ministro da Educação salienta em Tomar que “o sistema educativo português ainda precisa de Escolas de Segunda Oportunidade”

Relacionadas

Elsa Ribeiro Gonçalves
Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

O Ministro da Educação, João Costa, deslocou-se a Tomar na manhã desta quarta-feira, 29 de março, para participar no Encontro “As Escolas de Segunda Oportunidade em Portugal – Práticas e Desafios”, no Auditório da Escola Secundária Jácome Ratton.

Antes de entrar nas instalações da escola, e rodeado de um considerável dispositivo policial, o Ministro foi recebido por um pequeno número de professores em protesto silencioso, respondendo perante os apelos ouvidos: “estamos a trabalhar na solução”. Em seguida, o governante foi saudado por um par da festa dos Tabuleiros, uma vez que estamos em ano de Festa dos Tabuleiros, recebendo uma lembrança alusiva à mesma.

Professores em protesto à chegada do Ministro da Educação

Este encontro sobre as Escolas de Segunda Oportunidade (E2O Portugal) teve o objetivo de promover uma compreensão mais ampla desta nova medida das políticas públicas da Educação em Portugal, dando visibilidade aos percursos já realizados e dar voz às inquietações e necessidades deste novo sector educativo.

Encontro decorreu no Auditório da Escola Secundária Jácome Ratton

O Ministro da Educação disse, nesta sessão, que “aqueles que abandonam a escola precocemente são sempre os mesmos e, muitas vezes, a corrida a que submetemos os jovens é desigual e falhamos”. Por isso, para o governante, “a riqueza desta iniciativa de escola de segunda oportunidade é comprometermo-nos todos, como sociedade, de que não podemos voltar a falhar”.

João Costa disse que “o sistema educativo português ainda precisa de escolas de segunda oportunidade” até de mais escolas de segunda oportunidade, apesar de confessar que o seu sonho é que um dia não sejam necessárias escolas de segunda oportunidade, “que a primeira oportunidade seja a oportunidade em que conseguimos garantir acesso, sucesso e qualidade para todos”, disse, citando Luís Mesquita, presidente da Rede E2O Portugal.

  • Notícia desenvolvida na edição de 7 de abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Hugo Azevedo candidata-se novamente aos órgãos da Secção do PSD de Ferreira do Zêzere

Na sequência das eleições do PSD de Ferreira do Zêzere, hoje, dia 06 de setembro, Hugo Azevedo é novamente...

3.ª Edição do Congresso do Desporto une onze concelhos do Médio Tejo

Os representantes dos onze municípios que promovem a 3.ª Edição do Congresso do Desporto marcaram presença na apresentação do...
- Advertisement -

Mais notícias