No passado dia 11 de março, a associação Thomar Honoris acolheu em Tomar, uma escola de Dojo Okami Kokoro num dia que visava trocar não só a experiência nas artes marciais, mas também na troca das culturas de ambas as academias. A escola de Dojo Okami Kokoro de Abrantes, iniciou a sua representação da Japan Ninjutsu Federation em Portugal em 2011 ensinando uma arte milenar de sobrevivência, onde se tenta pôr em prática todos os costumes tradicionais do Shinobi.
Ao longo do dia, desenvolveram-se workshops nas duas modalidades: shinobijutsu e esgrima histórica orientados pelo sensei Juan Hombre, praticante de artes marciais á cerca de 50 anos e o primeiro ocidental a ser aceite no Japão por uma família autêntica Shinobi “Ninja”, e pelos mestres Pedro Félix e Gonçalo Graça.
Um dia que ficou marcado pelos cinco ideais da escola Dojo, que devemos ter sempre em mente: alegria, amizade, lealdade, harmonia e respeito e que teve o seu culminar num jantar convívio dos vários participantes no Convento de Cristo em Tomar, onde puderam visitar o nosso património e conhecer mais da nossa cultura e história tomarense.
Já no domingo, dia 12, a Thomar Honoris recebe no jardim do Mouchão, a Seleção Nacional de Combate Medieval, que fazem competições de contato completo utilizando armas de metal. Neste evento tivemos a oportunidade de ver um treino desta seleção percebendo que todas as batalhas são recriações do que acontecera no passado sem que nada seja combinado entre os atletas.
Um dia marcado pela admiração daqueles que viram os combates e que desejam que mais eventos como este venha embelezar a nossa cidade.