Inaugurado há três anos, no dia 19 de outubro de 2019, por coincidência no Dia Europeu dos Caminhos de Santiago, o Albergue de D. Diniz, em Asseiceira, numa das salas da antiga escola primária, está a ser um sucesso, com peregrinos todos os dias. O primeiro chegou no dia 8 de janeiro de 2020.
As mensagens deixadas no antigo quadro da escola ou no livro de honra comprovam esse sucesso. Por ali têm passado peregrinos das mais diversas nacionalidades, desde o Japão até à Austrália e muitos mais. Lemos algumas dessas mensagens que transcrevemos: “Um espaço muito especial, intergeracional que dá uma valente ajuda para repor todas as energias para o caminho”; “Um espaço muito bom para descansar…”; “Obrigada pela vossa hospitalidade”; “Um dos melhores e mais cómodos albergues do Caminho”; “Apreciámos a grande hospitalidade e o lugar maravilhoso”; “Obrigada pelo esplêndido albergue. A vossa aldeia é encantadora” “Um lugar calmo, limpo e maravilhoso para estar”. Estes são apenas alguns comentários deixados, pois o quadro da escola tem muitas mensagens e o livro de honra também.
Em declarações ao “Cidade de Tomar”, o presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, Carlos Rodrigues, e a secretária, Gilda Gândara, mostram-se satisfeitos com este equipamento e com a afluência de peregrinos.
O Albergue D. Dinis dispõe de dois quartos com um total de cinco camas, duas casas de banho, uma salinha (onde se encontra o antigo quadro) e uma cozinha equipada com frigorífico e micro-ondas.
O acesso ao Albergue é outra das vertentes que tem funcionado muito bem. O peregrino entra em contato através do número de telefone disponível para o efeito, e é-lhe concedido um código que ele marca na porta do Albergue, entra e não há necessidade de ir alguém ao seu encontro. Quanto ao pagamento, diz Carlos Rodrigues que nunca houve problemas, “deixam sempre o dinheiro na mesa da sala e não tem havido quaisquer problemas, não estragam nada”.
Notícia completa na edição impressa de 17 de março.