O Município de Tomar disponibiliza visitas 3D com guia virtual em tempo real. O projeto “Museu100distâncias” foi lançado, no passado dia 13 de março, no CCL — Complexo Cultural da Levada, pela Divisão de Turismo e Cultura do Município de Tomar.
“Museu100distâncias” é um serviço de visitas inclusivas que, por via de novas ferramentas e soluções digitais, pretende contribuir para a promoção turística e cultural do concelho e afirmar Tomar enquanto destino acessível, através da operacionalização de novas formas de visitação a alguns equipamentos museológicos e bens patrimoniais existentes no território.
“À distância de um clique”, como referido pela vereadora Filipa Fernandes, agora, diferentes públicos com limitações físicas ou de deslocação poderão ter acesso à cultura. “Queremos que o museu chegue a casa de todos. A cultura não é para alguns, a cultura é para todos”, salientou.
Deste grupo de potenciais interessados, podem-se destacar instituições particulares de solidariedade social, centros hospitalares, estabelecimentos prisionais, estabelecimentos escolares, associações ou grupos emigrantes, entre outros que por qualquer razão, física, logística ou geográfica, não disponham de condições para aceder presencialmente aos referidos espaços.