Entre 1 e 5 de março, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorreu nos quatro pavilhões da FIL de Lisboa, uma organização da Fundação AIP e que é a única feira de turismo internacional que se realiza em Portugal. Como é prática e desde há muitas edições, em ano da Festa Grande Tomarense, os tabuleiros rumaram a Lisboa e desfilaram nos pavilhões desta feira. Este ano, o dia que a organização autorizou à Câmara de Tomar – presente com stand próprio, no pavilhão 2, foi no penúltimo dia da festa, um sábado pelas 16h10 e o Turismo da Câmara, convidou as 11 juntas em que cada uma, mandou fazer, a despesas suas, “tabuleiro novo” e cada uma levou um tabuleiro e as juntas agregadas, dois, de forma a totalizar as 16 paróquias e as 16 freguesias, anteriores à agregação pela Reforma Administrativa do nosso concelho. Com os gaiteiros de Carregueiros na frente, elementos da Comissão Central, o mordomo Mário Formiga, foi emotivo, colorido e objeto de milhares de fotos, pois o colorido dos tabuleiros, mesmo só desfilando no Pavilhão 1 e dois, por imposição da organização da BTL, que usa e abusa em exigentes normas, quando se assiste que os Caretos de Podence, por exemplo, andem por ali todos os dias, “chocalhando as pessoas”. Ficou de fora os mais importantes pavilhões em termos de projeção junto dos operadores de turismo e expositores internacionais, o Pavilhão 3 e 4; ou seja, foi um curto desfile, o público esperava mais, adorou e esta é uma forma de projetar a nossa imagem, junto de centenas de pessoas e que até teve “direito” no Canal 1 da RTP no telejornal a uns breves segundos de imagem. Na retaguarda deste mini cortejo, em que as raparigas não ostentavam (e ainda bem, o nome das freguesias nas fitas) estavam a presidente da câmara, Anabela Freitas, a vereadora Filipa Fernandes e a maioria dos presidentes de junta.
Foi uma ação promocional digna, importante, que durou pouco mais de meia hora, mas que valeu.
Tomar, e ainda bem através da sua Divisão de Turismo, com stand próprio e a simpatia e profissionalismo das “nossas técnicas de turismo” distribuiu nestes dias, muitos folhetos, promoveu o que Tomar faz a nível e eventos e foram incansáveis, perante tanta afluência de visitantes.