Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria promoveu palestra online com o ativista climático Francisco Vera

0
1268

O Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria (AENSM), através da Equipa Educativa do 10.º ano, no âmbito da Flexibilidade Curricular (Biologia, Física e Química, Espanhol, Filosofia, Cidadania), no âmbito do tema “Biodiversidade: uma questão de sobrevivência”, convidou o ativista climático, Francisco Vera, de 13 anos, para uma palestra online (uma vez que ele se encontra a viver em Barcelona com os pais), no passado dia 27 de fevereiro, na biblioteca municipal.

Os alunos de Espanhol começaram a seguir o Francisco Vera no Instagram e decidiram redigir um conjunto de perguntas para lhe fazer. Estas perguntas foram enviadas ao Francisco Vera para o ajudar a orientar a sua palestra, a fim de responder às questões dos alunos. Estiveram presentes nesta palestra todos os alunos do 10.º ano, apesar de alguns não estarem a estudar Espanhol. Nesta sessão, no início da vídeoconferência, os alunos do 10.º ano, Leonor Cardoso, Francisco Ferreira, Leonor Rodrigues e Diogo Lopes leram a biografia de Francisco em Espanhol e no final, os alunos Gustavo Fonseca e Manuel Simão agradeceram-lhe esta palestra. Também a professora Maria João Rito (professora de Espanhol que orientou esta atividade) agradeceu a sua disponibilidade. De realçar que, esta sessão contou com a particpação de alunos do Curso Profissional de Multimédia que deram apoio técnico e filmaram a atividade.

Em declarações ao “Cidade de Tomar”, a professora Maria João Rito referiu que esta iniciativa surgiu no âmbito das “aulas fora da caixa” promovidas pelo agrupamento nos dias 27 e 28 de fevereiro, tendo como objetivo ser uma “atividade dos alunos para os alunos”. O objetivo foi sensibilizar os jovens para o cuidado a ter com a proteção do nosso planeta: seres vivos/biodiversidade, oceanos/água… e aprender quais as ações que outros jovens estão a dinamizar, as quais, estes alunos do AENSM poderão repercutir no seu dia a dia, a nível local.

A ideia de convidar Francisco Vera surgiu no seguimento da sua participação, em julho de 2022, na Festa Ubuntu, que decorreu no Politécnico, em Tomar, a convite da Academia de Líderes Ubuntu. Na data, a sua palestra impressionou pelo facto de “ser tão jovem, mas com tanta sabedoria para nos ensinar o que é urgente fazer para salvar o planeta”, sublinhou a professora.

Perfil

Francisco Javier Vera Manzanares, é colombiano, tem 13 anos e é ativista climático e em defesa da vida. Em dezembro de 2019 fez uma intervenção histórica no Senado colombiano, pois foi a primeira criança a dirigir-se ao Congresso colombiano para pedir aos legisladores que formulassem políticas pró-vida. Entre muitas participações e nomeações, em dezembro de 2022, Francisco Vera foi escolhido como uma das cem crianças prodígio do mundo em 2021 pelo Global Child Prodigy Awards.

Notícia completa na edição impressa de 3 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here