Arrancou na quarta-feira, 15 de fevereiro, a 4.ª edição do “Tomar à Prova – Rota das Tapas e Petiscos”, uma viagem gastronómica que promete dar mais sabor à cidade até 5 de março, com a estreia do roteiro a fazer-se nos restaurantes “Casa da Vera”, “Biscaia” e “Rua Direita”.
Asinhas de frango com coca-cola, pezinhos de coentrada e ossinhos do espinhaço foram as primeiras iguarias a serem experimentadas, na Casa da Vera, onde a autarquia reuniu alguns convidados e presidentes de junta de freguesia.
“Tomar está, mais uma, vez à prova. O que este evento oferece é uma degustação de tapas e petiscos nos restaurantes e cafetarias aderentes, promovendo o convívio entre os tomarenses e os que nos visitam, de uma forma bastante apelativa, uma vez que a circulação por diferentes espaços promove o contacto com diferentes públicos e isso cria uma sinergia interessante ao evento, que tem vindo a crescer a cada edição”, disse a vereadora Filipa Fernandes.
![](https://www.cidadetomar.pt/wp-content/uploads/2023/02/IMG_0541-1024x683.jpg)
Vera Borrego, proprietária da “Casa da Vera”, referiu à nossa reportagem que, mais uma vez, aderiram a esta iniciativa, voltando a dar a provar as asinhas de frango com coca-cola, os pezinhos de coentrada e os ossinhos de espinhaço, pratos que não têm habitualmente mas que, se alguém quiser para um jantar ou petisco, podem ser providenciados. “Deixamos o convite para virem provar as nossas tapas e aproveitarem para conhecerem o resto da nossa oferta”, disse a empresária, reconhecendo que este evento ajuda a movimentar o negócio.
No “Biscaia”, a paragem seguinte, foi dada a provar uma “Bistapa”, tapa constituída por presunto, queijo, tomate e azeite, acompanhada por uma taça de vinho tinto ou branco.
![](https://www.cidadetomar.pt/wp-content/uploads/2023/02/IMG_0543-1024x683.jpg)
A iniciativa insere-se nas celebrações dos “Dias de Thomar”, convidando os tomarenses a desfrutarem de um roteiro gastronómico em 12 espaços de cafetaria e restauração do concelho. Por 4 euros, pedem ser saboreadas 29 deliciosas iguarias acompanhadas por uma bebida da região.
Os “passaportes” para este roteiro podem ser levantados no Posto de Turismo e nos estabelecimentos aderentes, sendo que o objetivo do município, que organiza a iniciativa, passa por apoiar e promover a restauração tomarense que em época menos alta, através das suas tapas e petiscos, consegue assim atrair mais clientes e visitantes, criando maior dinâmica na cidade o que resulta num impacto positivo em vários setores.
- Notícia desenvolvida na próxima edição