O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai reabrir na sexta feira, 17 de fevereiro, a sua Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos (UCIC), localizada na Unidade de Abrantes, assegurando cuidados de excelência e de elevada diferenciação a todos os doentes cardíacos do Médio Tejo.
Depois de um encerramento que se prolongou por três anos, devido à pandemia da Covid-19, entre outros fatores, que forçaram uma mudança da Direção do Serviço, este é um passo em frente para o futuro da especialidade de Cardiologia, que é uma aposta para o CA do CHMT para enfrentar aquela que é a maior causa de morte do país e da região – as doenças cardiovasculares.
Esta unidade dispõe de um total de seis camas e conta com o suporte de uma equipa multidisciplinar, que integra, em permanência, 24 horas por dia, médicos Cardiologistas, enfermeiros e assistentes operacionais.
A UCIC vem dar resposta a patologias com gravidade e prognóstico muito distintos, incluindo desde eventos agudos facilmente tratados e estabilizados com recurso a um baixo ou médio nível de cuidados, até doentes críticos com patologia complexa, que necessitam de cuidados altamente especializados.