O Instituto Politécnico de Tomar (IPT), através do Laboratório de Arqueologia e Conservação do Património Subaquático, em parceria com o Agrupamento de Escolas Templários (AET), no âmbito do projeto Tomar to Ocean, apoiado por diversas instituições, deram as mãos para levar a cabo, no próximo dia 24 de fevereiro, sexta feira, com início às 14h00, junto à praia de Vila Nova, o evento Barbatana Cidadã, que pretende ser uma atividade de consciencialização cívica para a preservação do património ambiental e cultural, focando a sua atenção na praia fluvial de Vila Nova (Serra de Tomar).
Atendendo à relevância do tema, o Grupo de Diversidade e Inclusão associou-se a este evento demonstrando quanto é relevante o papel da mulher na ciência, assinalando também o Dia Internacional das Raparigas e Meninas na Ciência, que se celebra a de 11 de fevereiro.
Durante o evento pretende-se fazer um brinde especial a elas, evidenciando o seu papel na investigação e no desenvolvimento do conhecimento.
O evento espera mais de 200 participantes, entre eles meninas e mulheres, acreditando-se ser esta uma forma de agradecer e reconhecer o esforço, o empenho e a dedicação feminina aos longo dos tempos.