Num jogo onde estava em discussão o sexto lugar do Campeonato Placard, realizado ao início da noite de sábado, 21, os leões de Tomar foram batidos em casa pela Oliveirense por claro 1-3.
A equipa de Oliveira de Azeméis foi mais forte na segunda parte, consumando a reviravolta no marcador… e aumentando, assim, de um para quatro pontos, o avanço sobre o rival tomarense!
O primeiro tempo foi repartido, equilibrado, com várias situações de perigo para as duas balizas… mas com os dois guarda-redes, o jovem António Marante e o já experiente Diogo Alves (esteve em Tomar durante duas épocas e meia…), a mostrarem porque são, atualmente, ‘donos’ das respetivas balizas.
Mas a equipa leonina – sem o treinador Nuno Lopes no banco, devido à expulsão no intervalo do jogo com o Valongo, na quarta feira anterior (vitória por expressivo 5-1) – acabou por abrir o marcador, a apenas um minuto e 26 segundos do intervalo, numa excelente jogada coletiva… finalizada, na esquerda, por Pedro Martins.
O segundo tempo trouxe uma Oliveirense (ainda) mais empenhada e certeira… A equipa tomarense também mostrava menor rigor defensivo e permitiu a reviravolta no marcador com dois golos de Jorge Silva (32’ e 36’), ambos em remates da esquerda.
António Marante, ainda no minuto 36, negou o golo a Jordi Adroher, na cobrança do livre direto decorrente do cartão azul mostrado a Franco ‘Tato’ Ferruccio.
Contudo, o internacional espanhol acabou mesmo por marcar (1-3), já no minuto 40, numa finalização junto ao poste esquerdo, após passe (aéreo) de Xavier ‘Xavi’ Cardoso.
O jovem Marante manteve a sua equipa na luta ao opor-se com sucesso a Lucas Martínez, a dois minutos e meio do final, no livre direto resultante da décima falta do Sp. Tomar/IPT.
Com vontade… mas pouco discernimento, os leões de Tomar não conseguiram voltar a bater Diogo Alves e, no mínimo, manter a dúvida até ao final…
E uma confusão junto da baliza da Oliveirense, quando faltavam apenas 13 segundos para o último apito da dupla de arbitragem, acabou por resultar em dois cartões vermelhos, para Tomás Moreira (Sp. Tomar/IPT) e Alexandre ‘Xanoca’ Marques (Oliveirense), e dois cartões azuis, para ‘Tato’ Ferruccio (Sp. Tomar/IPT) e ‘Xavi’ Cardoso (Oliveirense).
Triunfo justo da Oliveirense… pois, na segunda parte, soube tirar proveito dos erros (coletivos e individuais) dos adversários.
Arbitragem globalmente positiva.
A equipa tomarense continua na sétima posição, com 20 pontos. Tem menos quatro que a Oliveirense e mais seis que o Famalicense, oitavo classificado.
No próximo sábado, 28, para a jornada 15 do campeonato, os leões de Tomar jogam precisamente em Famalicão (18h00).
Foto: JMFS