Sexta vitória no campeonato! Os leões de Tomar venceram o rival Valongo por claro 5-1, na noite de quarta feira, 18, em jogo a contar para a jornada 13 do Campeonato Placard, a principal competição nacional de hóquei em patins.
Foi a equipa visitante que abriu o marcador, por Carlos ‘Carlitos’ Ramos, em remate da direita, quando estavam passados apenas 16 segundos desde o apito inicial do árbitro.
O avanço do Valongo podia ter sido aumentado já no minuto 13, num livre direto (por cartão azul a Pedro Martins), mas o argentino Facundo Navarro atirou… ao poste direito da baliza de António Marante!
A equipa tomarense, mantendo o foco e a serenidade, foi-se acercando da baliza de Alejandro ‘Xano’ Edo… e chegou ao empate no minuto 18, por Guilherme Silva, numa oportuna recarga após remate de Tomás Moreira.
E a reviravolta no marcador (2-1) foi consumada a pouco mais de dois minutos do intervalo, num livre direto (pela décima falta do Valongo) cobrado por Moreira.
As duas equipas iniciaram a segunda parte sem os dois treinadores, Nuno Lopes e Edo Bosch, no banco, devido a uma discussão na saída para os balneários (portanto, já durante o intervalo).
Entrou forte o Valongo neste segundo tempo, pressionando a equipa leonina, mas não encontrou soluções para bater António Marante.
Filipe Almeida foi mais eficaz: no minuto 32, após remate de Guilherme Silva, o número 18 recuperou a bola e bateu ‘Xano’ Edo.
Volvidos cinco minutos, novamente de livre direto (pela 15.ª falta do Valongo), Tomás Moreira atirou forte… e subiu a contagem para 4-1.
‘Carlitos’ Ramos, em igual situação (décima falta do Sp. Tomar/IPT), já no minuto 41, acertou… no poste direito da baliza leonina!
Moreira voltou a marcar de livre direto (por cartão azul a Rafael Bessa), logo no minuto seguinte, aumentando mais a diferença no marcador: 5-1.
Até final, com a equipa visitante abertamente ao ataque, ainda se registaram, entre outras grandes oportunidades, mais seis (!) livres diretos: três para o Sp. Tomar/IPT (pelos cartões azuis a Diogo Abreu e Facundo Navarro e pela 20.ª falta do Valongo), desperdiçados por Tomás Moreira (dois) e Franco ‘Tato’ Ferruccio; três para a equipa valonguense (um por cartão azul a ‘Tato’ Ferruccio), que ‘Carlitos’ Ramos e Miguel Moura (dois) também não conseguiram transformar em golo.
A equipa tomarense reforçou ainda mais o sétimo lugar, agora com 20 pontos. Tem menos um ponto que da Oliveirense e mais sete que o Parede, oitavo classificado.
Com os três golos apontados neste encontro (todos de livre direto), Tomás Moreira assumiu a liderança da lista dos melhores marcadores do Campeonato Placard. O número 7 do Sp. Tomar/IPT tem agora 19 golos marcados, mais um que Gonçalo Alves e mais dois que o francês Carlo Di Benedetto, ambos do FC Porto.
Arbitragem regular.
No próximo sábado, 21, para a jornada 14, o Sp. Tomar/IPT recebe precisamente a Oliveirense (18h00).
Fotos: JMFS