Um cartaz que juntasse todos os momentos da Festa dos Tabuleiros foi o mote para a nova identidade visual da Festa Maior de Tomar, identidade apresentada, no passado sábado na sede da Comissão Central, Casa Vieira Guimarães, pelo Mordomo, Mário Formiga. A sede foi, aliás, pequena para receber as largas dezenas de pessoas que ali se deslocaram para assistir à apresentação da nova identidade visual da Festa.
Além do cartaz geral, há cartazes individuais representativos de cada momento da Festa, nomeadamente a Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo; Cortejo dos Rapazes; Ruas Populares Ornamentadas; Cortejo do Mordomo; Jogos Populares; Cortejo dos Tabuleiros e Distribuição da Pêza.
O Mordomo, Mário Formiga, começou por referir que, nos últimos anos, quer com João Victal, quer com Maria João Morais, “a imagem da Festa foi evoluindo, tendo, na última edição, a aposta recaído na ilustração, o que correu muito bem”, disse.
No entanto, este ano, a Comissão quis “dar um passo em frente, sair um pouco da caixa. Este ano quisemos que estivessem presentes não só os símbolos de Tomar, da Festa, mas faltava a componente das emoções, os momentos da Festa e quisemos trazer para o cartaz esses momentos”, sublinhou o Mordomo, passando a palavra aos designers autores do cartaz.
Nuno Alves e Luís Campos, autores do cartaz e ex-alunos do Instituto Politécnico de Tomar, deram uma breve explicação acerca do cartaz referindo que a realização do mesmo contou com a colaboração da ilustradora Diana Oliveira.
Segundo Nuno Alves, o objetivo foi representar todos os principais momentos da Festa, pois a “Festa não é um só momento, são vários momentos e, por isso, quisemos reuni-los numa identidade visual que fosse abrangente e que traduzisse a cor, a vida e a alegria da festa”.
https://www.facebook.com/jornalcidadetomar/videos/906147367491347