Foi inaugurada, na quinta feira, 12 de janeiro, na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, na Escola Jácome Ratton, sede do Agrupamento de Escolas Templários, a exposição “Entre Paisagens” de Rita Trindade, exposição integrada no Projeto Cultural de Escola – Plano Nacional das Artes. Esta é a décima exposição apresentada desde que a Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro foi inaugurada a 30 de outubro de 2019.
Na sua intervenção, o diretor do Agrupamento Templários, Paulo Macedo, destacou a importância desta Galeria e do Plano Nacional de Artes (PNA) no desenvolvimento da arte e cultura no Agrupamento. Paulo Macedo aproveitou a ocasião para anunciar alguns eventos a realizar este ano no âmbito do Agrupamento e da 1.ª Bienal do Plano Nacional de Artes que acontecerá, a nível nacional, entre 1 de março e 30 de junho.
Sobre a artista, a mesma é licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Estudou depois Artes Plásticas na ESAD CR e concluiu uma Pós-Graduação em Comunicação e Tendências na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Na sua intervenção, Rita Trindade agradeceu ao Agrupamento esta possibilidade de expor na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, um espaço que lhe traz boas recordações da infância, pois, apesar de não frequentar esta escola, costumava visitá-la muitas vezes, uma vez que a mãe é ali funcionária. “Estas paredes transmitem-me memórias, paredes que agora acolhem esta exposição”, disse revelando que, desde o início da sua carreira, o enfoque têm sido os objetos e as histórias que estes contam. Explicou ainda que a exposição significa uma “narrativa assente em paisagens, explorando a sua materialidade, partindo da observação da natureza, um trabalho feito através do fio da lã e algodão, numa base de linho pintada com pigmentos naturais”.
Durante o seu percurso académico e profissional, Rita Trindade tem explorado questões ligadas à matéria e aos objetos, trabalhando nas áreas de design, curadoria e fundando a plataforma online through-objects.com – este projeto acompanha grande parte das paixões de Rita pelo design local e foca-se essencialmente na divulgação e ensino de artefactos inspirados na natureza e no movimento Art & Craft.