O Serviço de Imuno-Hemoterapia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) colheu, durante os 12 meses de 2022, seis mil dádivas de sangue nas três unidades hospitalares localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas.
Este marco só foi possível alcançar devido ao gesto benévolo e altruísta de 4430 dadores, havendo a assinalar a contribuição generosa de 450 dadores que pela primeira vez na sua vida se associaram a esta causa e decidiram fazê-lo numa unidade hospitalar do CHMT.
No “Dia Internacional do Obrigado”, que se comemora hoje, a 11 de janeiro, o CHMT deixa assim um sentido agradecimento a cada um dos dadores de sangue da região do Médio Tejo que reservaram um pouco do seu tempo para ajudar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os seus profissionais a salvar vidas.
Com a sua valiosa contribuição, foi possível transfundir 4100 unidades de concentrados de eritrócitos (glóbulos vermelhos), 250 bolsas de plaquetas e 444 unidades de plasma fresco congelado aos doentes internados nas três unidades do CHMT.
Doar sangue não demora mais do que vinte minutos e poderá salvar a vida de até três pessoas.
Este Sábado, 14 de janeiro, a Unidade de Tomar do CHMT, estará aberta das 09h às 14h00 para receber todos os dadores que queiram associar-se a esta causa.
No sábado, 28 de janeiro, será a vez da Unidade de Abrantes do CHMT ter as portas abertas para a dádiva de sangue no mesmo horário, das 09h às 14h.