fbpx
17.3 C
Tomar

Agrupamento de Escolas Templários inaugura exposição de Rita Trindade

Relacionadas

Inaugura, no próximo dia 12 de janeiro, quinta feira, pelas 18h00, na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, na Escola Jácome Ratton, sede do Agrupamento de Escolas Templários, a exposição Entre Paisagens de Rita Trindade, integrada no Projeto Cultural de Escola – Plano Nacional das Artes.

A Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro tem como objetivo central a transformação do espaço escolar, com a inserção de obras a fruir. A Escola assume-se como polo cultural que promove e divulga projetos na área das artes plásticas com o objetivo de promover comportamentos adequados à fruição, desenvolver espírito crítico, atitude estética, curiosidade, imaginação e criatividade.

Licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Estudou depois Artes Plásticas na ESAD CR e concluiu uma Pós-Graduação em Comunicação e Tendências na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Segundo nota do Agrupamento, “Durante o seu percurso académico e profissional, Rita Trindade tem explorado questões ligadas à matéria e aos objetos, trabalhando nas áreas de design, curadoria e fundando a plataforma online through-objects.com – este projeto acompanha grande parte das paixões de Rita pelo design local e foca-se essencialmente na divulgação e ensino de artefactos inspirados na natureza e no movimento Art & Craft. Em colaboração com a editora sueca New Heroes and Pioneers, Rita Trindade publicou em 2020 “Nature Back to Design”, um livro que propõe um olhar para o futuro do design a partir de uma perspetiva harmoniosa entre os humanos e a natureza. «Para mim, a natureza é um símbolo de resiliência, de adaptabilidade, mas também de silêncio, tranquilidade e vastidão. Estar na floresta, no meio das árvores e observar as suas formas e estruturas vivas únicas é para mim um ato inevitável. Quando olhamos ao pormenor as obras, o desenho inicial esbate-se, as camadas dissolvem-se e a linha predomina – é uma experiência meditativa muito semelhante àquela que encontro quando, no meio da natureza, contemplo o detalhe»”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Investidores internacionais confiam no mercado chinês

As autoridades chinesas acabam de divulgar (no dia 17 de Junho corrente) o desempenho da economia daquele país no...

“Jardim de Luz” deu mais encanto noturno ao Mouchão

O Mouchão Parque em Tomar ganhou mais encanto na noite de sábado, 15 de junho, com a exibição de...
- Advertisement -

Mais notícias