Duas das quatro ambulâncias da Corporação dos Bombeiros do Município de Tomar que ficaram inoperacionais ainda estão por reparar, informou Anabela Freitas, presidente da autarquia tomarenses, na reunião de executivo camarário de segunda-feira, 26 de dezembro.
A autarca respondia ao vereador do PSD, Tiago Carrão, que pretendeu um ponto de situação sobre a questão do socorro através dos Bombeiros Municipais, acrescentando que assim que tomaram conhecimento, os vereadores do PSD enviaram um requerimento à autarquia para obter mais informações. “Quando a senhora presidente afirma que o socorro nunca esteve em causa, não consigo concordar com essas palavras. Analisando as suas declarações e as informações estatísticas das ocorrências dos Bombeiros do Município de Tomar vemos que são dominadas pelas emergências pré-hospitalares”, começou por referir.
Reportando-se à cronologia dos acontecimentos, Tiago Carrão frisou que “a última ambulância avariou no dia 16 e só no dia 19 tivemos uma ambulância da cruz Vermelha, disponível no quartel, o que me leva a contradizer o que a senhora presidente disse”, apontou, acrescentando que no Orçamento do ano que vem a Proteção Civil não é um eixo prioritário quando o deveria ser. Questionou ainda se as 4 ambulâncias existentes nos Bombeiros do Município são em número suficiente, “uma vez que basta haver uma avaria e o socorro pode ficar comprometido”.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal