Um livro que foge aos estereótipos para que haja sempre Natal

0
1690

“O ratinho que encontrou um tesouro e outros contos de Natal” tem textos de Nuno Garcia Lopes, ilustrações de Daniela Homem e design de Madalena Garcia Chaveiro. É o livro oficial de Santa Cita – Aldeia Natal, lugar a que estão ligadas as memórias de infância de todos eles.

 Nem sempre os tesouros estão onde julgamos que os vamos encontrar. No livro “O ratinho que encontrou um tesouro e outros contos de Natal”, Nuno Garcia Lopes apresenta vários olhares sobre esta época que contrariam a futilidade comercial com que nos é mostrada continuamente.

Confesso admirador do Natal, de que continua a gostar como quando era criança, o escritor dá pistas para que recuperemos a sua essência, num conjunto de contos para os mais novos repleto de mensagens para os adultos, em que foca algumas das causas que lhe são mais caras, como a inclusão, a defesa do meio-ambiente ou o respeito pelos mais frágeis.

Não por acaso, o livro vai ser lançado no evento Santa Cita – Aldeia Natal, que pretende precisamente recuperar o espírito comunitário dos natais do século passado, decorrendo de 16 a 18 deste mês. Era aí, nessa aldeia do concelho de Tomar, que moravam os avós maternos do autor, e aí viveu algumas das melhores experiências da sua infância. Frequentemente na companhia dos primos, entre os quais Madalena Garcia Chaveiro, a quem coube o trabalho de paginação e design deste livro. Já a ilustradora, Daniela Homem, só conheceria os natais do século XXI, ela que nasceu, tal como Nuno, na vizinha aldeia de Linhaceira.

Em conjunto, assinam um livro que pretende, fugindo aos estereótipos, reforçar a magia do Natal enquanto momento de partilha, de dádiva e da pura alegria que esses sentimentos nos concedem.

Livro oficial do evento, para o qual reverterá uma parte da receita, será apresentado publicamente dia 17 de dezembro, sábado, na antiga escola primária de Santa Cita, onde funciona actualmente a Biblioteca da Cáritas. Segue-se uma sessão de contos, a repetir no domingo, às 18h00, e ainda antes, na sexta, às 15h00. O livro está já disponível para reserva em www.nunogarcialopes.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here